8.9 C
Guimarães
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

Cruz Vermelha: mais socorristas para um melhor serviço à população

A delegação de Guimarães aumentou a sua capacidade de resposta de emergência e socorro na comunidade do concelho.


Foram 12 os socorristas que, depois de formados e acreditados, fizeram o seu juramento de compromisso, e desta forma passaram a integrar e a reforçar a estrutura operacional de emergência da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Este juramento ocorreu quando se celebrava o Dia Internacional do Voluntariado.

Com estes socorristas, a CVP reforçou os meios disponíveis para melhor responder ao seu papel na sociedade e aos deveres assumidos na Protecção Civil Municipal, nas áreas de emergência e socorro. Recorde-se que a CVP está presente nos jogos que o Vitória realiza em casa, em alguns espectáculos desportivos e culturais.

Agora o próximo passo, é dotar a delegação com uma ambulância para poder prestar serviços na área do socorrismo, uma pretensão que, no entender de Armando Guimarães, responsável pela delegação em Guimarães, “implica um investimento financeiro” de algum fôlego.

Com a entrada destes socorristas ao serviço, a CVP passa a dispor de um quadro de 23 operacionais, cuja acção ultimamente tem sido reconhecida no combate à pandemia, numa integração na Protecção Civil do Município.

© Direitos Reservados

Gonçalo Órfão, coordenador nacional da estrutura operacional de emergência da Cruz Vermelha, considerou o “dia muito especial”, sem esconder a “felicidade e o orgulho” pela constituição da nova estrutura.

“Esta data é essencial não só pelas circunstâncias que vivemos e pela importância do voluntariado, que tanto beneficia a comunidade onde vivemos. É relevante comemorar esta data, mas também é fundamental reflectir e decidir ser voluntário”, afirmou, por sua vez, Andreia Braz, da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.

A CVP assinalou o reforço do seu capital humano, com uma cerimónia incluída na celebração do dia internacional do voluntariado.

“Olhamos para as insígnias da Cruz Vermelha e sentimos um imenso orgulho na defesa da humanidade…”

“Neste tempo de pandemia, a Cruz Vermelha fica registada, em Guimarães, pelo trabalho inexcedível que tem desenvolvido no âmbito da Protecção Civil. A Câmara Municipal, também em colaboração com o comando de Bombeiros, não poupará esforços para protegermos todas as nossas pessoas e bens. Olhamos para as insígnias da Cruz Vermelha e sentimos um imenso orgulho na defesa da humanidade. De um modo concreto, fazemos um mundo melhor. Tenho muito orgulho em vocês!”, referiu o presidente da Câmara naquela cerimónia.

Sobre o dia internacional do voluntariado, o autarca sublinhou que os vimaranenses “não estão alheados do voluntariado” pela “generosidade” que têm demonstrado, destacando que em algumas áreas o voluntariado tem de ter competências técnicas e formação especializada, como aconteceu com os socorristas agora formados.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também