Bombeiros: solidariedade precisa-se para uma nova ambulância

A corporação dos Bombeiros precisa de duas ambulâncias: uma foi paga pelo Município e a segunda espera pela solidariedade dos vimaranenses.


A direcção dos Bombeiros de Guimarães, considera de “extrema urgência” a aquisição de duas ambulâncias. Uma delas já foi paga com um subsídio atribuído pela Câmara Municipal. A segunda, com um custo estimado de 80 mil euros, terá de ser adquirida até ao final de Abril, por uma campanha que apela à solidariedade dos vimaranenses.

A “urgência” desta segunda ambulância tem a ver com o facto de servir para transportar doentes covid-19 e cuidados intensivos, dispondo de ventiladores e monitores, permitindo ainda actos médicos no seu interior em situações de urgência, como destacou Bento Marques, comandante da corporação.

©GA!

Aliás, foi o “dar a mão” ao Hospital Senhora da Oliveira, nesta situação de pandemia, que provocou um desgaste no material circulante, com milhares de quilómetros percorridos. As ambulâncias transportaram cerca de 1700 casos de suspeitos covid e ainda colaboraram na transferência de doentes para outras unidades hospitalares e na evacuação de outros para as estruturas de apoio. “Tivemos uma média de cerca de 40 serviços por dia” – revelou o presidente da direcção.

“Não temos dúvidas que os vimaranenses, gente boa, generosa e amiga dos bombeiros vão aderir a esta campanha…”

João Pedro Castro acredita que o pedido lançado à sociedade civil vimaranense, através desta campanha, que será sobretudo dinamizada nas redes sociais, permitirá comprar a nova ambulância “que é imprescindível nesta fase e que vai melhorar imenso o nosso socorro em casos de cuidados intensivos”. “Acreditamos e sabemos que, com a ajuda dos vimaranenses, vamos conseguir. Não temos dúvidas que os vimaranenses, gente boa, generosa e amiga dos bombeiros vão aderir a esta campanha. Estamos absolutamente convencidos que isso vai acontecer”, acrescentou.

Com uma situação financeira periclitante, a associação de voluntários vimaranenses vai lançar uma campanha de angariação dos 80 mil euros, tendo conseguido que várias figuras se disponibilizassem para “dar a cara” na sensibilização dos vimaranenses. São atletas, músicos, escritores, médicos, entre outros: Sofia Escobar, André André, André Almeida, Fernando Meira, Hélder Trigo, Vítor Matos, João Sousa, Pedro Chagas Freitas, Zé Amaro e Cláudia Martins.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,626FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

Leia também

Obras municipais: não há planeamento mas o que se faz é bom

O PSD refere que as obras em curso não têm planea...

O corpo das mulheres nunca será uma arma

Existe, indubitavelmente, uma diferença entre os ...

Ciclismo: representação nacional na UCI com um vimaranense

O Congresso da União Ciclista Internacional (UCI)...

UMinho: José Campos e Matos lidera a YES For Europe

A Confederação Europeia de Jovens Empresários, or...