Foi uma demonstração, envolta numa gala hollywoodesca num cenário de luz e passadeiras vermelhas.
O presidente da direcção da corporação, João Pedro Castro, declarou que naquela noite, os Bombeiros de Guimarães viviam “um momento de história, de glória”.
Foi essa “glória” que justificou a aparatosa celebração porque a auto-escada, afinal, era um veículo “pioneiro em Portugal”. No fundo, tratava-se de substituir um equipamento igual que a corporação tem há 39 anos.
A aquisição da viatura, implicou um investimento de 938.763 euros. Contribuíram para este custo várias entidades: Município, Juntas de Freguesia, instituições, empresas, e vimaranenses em geral.
O Município contribuiu com 600 mil euros, ou seja, 64% do custo total. O restante foi angariado na campanha que a Associação dos Bombeiros promoveu junto da sociedade civil. A par com a campanha que decorreu para a compra de uma ambulância de cuidados intensivos, cujo custo foi de 80 mil euros, com um produto de ofertas a chegar aos 200 mil euros.
João Pedro Castro regozijou-se por “graças a todos, termos conseguido uma auto-escada de excelência para Guimarães”. Daí a alusão ao “momento de glória, também histórico” que fica inscrito no memorial da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
O comandante da corporação, Bento Marques, tem a noção de que se está “a cumprir um sonho” e mais do que isso, “uma necessidade antiga” do corpo de bombeiros.
“Fica ao serviço da comunidade um equipamento tecnologicamente avançado, moderno, e capaz de corresponder às necessidades existentes num meio urbano tão sensível.”
E acrescenta: “a partir de agora, fica ao serviço da comunidade um equipamento tecnologicamente avançado, moderno, e capaz de corresponder às necessidades existentes num meio urbano tão sensível e valioso como é o nosso Centro Histórico”, reconhece.
Com uma dimensão considerável, de 32 metros de comprimento, assinale-se que a Magirus preparou a nova auto-escada levando em conta as características do centro histórico, o que lhe permite uma intervenção de socorro e combate a incêndios urbanos e industriais, com eficácia.
📸 MP Jacobeu
Nesta gala, de motivos de luz e cor não faltou o som e o brilho de actuações artísticas dos Pequenos Cantores de Guimarães, do Grupo Coral de Azurém e do TetrAcord`Ensemble.
Na plateia estavam o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e representantes das forças políticas vimaranenses e também empresários e dirigentes de associações e instituições locais.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.