Vacinação: 1444 utentes no primeiro pelotão em Guimarães

Os idosos com mais de 50 e até 64 anos, serão vacinados, no Multiusos, cumprindo um planeamento estabelecido pelo Ministério da Saúde.


A campanha de vacinação da população em geral, vai começar na Terça-feira, a partir das 8h30. O Multiusos, transforma-se, assim, num centro de vacinação onde se espera sejam inoculadas 500 vacinas por dia, de Terça a Quinta-feira.

O ACES do Alto Ave gere o processo de vacinação contando com “o apoio da Câmara Municipal no plano de vacinação comunitária, tendo assumido a responsabilidade de criar condições para os profissionais de saúde levarem a cabo este desígnio, através da cedência do Multiusos” – lê-se numa nota de imprensa do Município.

O Centro de Vacinação covid-19, de Guimarães, é composto por seis gabinetes, secretaria de apoio, sala de espera, sala de recobro, espaço para preparação de vacinas e uma área para a equipa de higienização e desinfecção. 

Serão vacinados 1444 utentes, nesta primeira fase, sendo 744 idosos com mais de 80 anos, e 700 utentes, entre os 50 e os 64 anos, com patologias associadas.

“Esta estrutura foi idealizada com o objectivo de cumprir todas as regras de distanciamento social e de higiene…”

“Há capacidade de estacionamento, de proximidade e de acessibilidade, bem como de dimensões físicas e infraestruturas para ser adaptado como posto de vacinação. Esta estrutura foi idealizada com o objectivo de cumprir todas as regras de distanciamento social e de higiene, no sentido de garantir as melhores condições para este processo da vacinação”, refere José Novais de Carvalho, director executivo do ACES do Alto Ave, sobre a escolha do Multiusos para esta campanha.

A quase totalidade dos utentes e funcionários de lares de idosos, estruturas residenciais e unidades de cuidados continuados do concelho de Guimarães já foram vacinados.

No entanto, ainda estão a ser eliminados surtos epidemiológicos em quatro instituições, pelo que o processo de vacinação em lares vimaranenses ficará concluído em meados de Março, com a toma da segunda dose.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,626FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

Leia também

Obras municipais: não há planeamento mas o que se faz é bom

O PSD refere que as obras em curso não têm planea...

O corpo das mulheres nunca será uma arma

Existe, indubitavelmente, uma diferença entre os ...

Ciclismo: representação nacional na UCI com um vimaranense

O Congresso da União Ciclista Internacional (UCI)...

UMinho: José Campos e Matos lidera a YES For Europe

A Confederação Europeia de Jovens Empresários, or...