18.4 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Orthos XXI: participa em sistema avançado de reabilitação

O projecto ABLEFIT tem o contributo desta empresa vimaranense com instalações em Barco, na fronteira do AvePark.


A Orthos XXI, continua a desenvolver soluções no campo da saúde que visam aumentar a comodidade de doentes com problemas de mobilidade.

Envolveu-se num projecto ambicioso que pretende ser marcante na reabilitação de pacientes acamados e com imobilidade prolongada.

Por isso, com a Escola Superior de Enfermagem (ESEnfC) e o Instituto Superior de Engenharia (ISEC), duas instituições de ensino superior com sede em Coimbra e com a empresa tecnológica Wisemare, o objectivo é fazer deste consórcio o promotor de uma sistema avançado de reabilitação.

Com o apoio de fundos europeus, este sistema deverá ficar pronto em 2023. A resposta que vai dar tem implicações no aumento da capacidade funcional do sistema músculo-esquelético, cardíaco e respiratório através de um aparelho apropriado.

Outras vantagens deste sistema são as de permitir a integração de programas de exercício físico adequados à condição clínica de cada doente, com efeitos na melhoria da qualidade de vida do paciente.

📸 Direitos Reservados

A Orthos XXI acrescentará a este projecto a sua experiência no fabrico de produtos ortopédicos e hospitalares reconhecida. O consórcio beneficia da experiência da Wiseware, empresa de Ílhavo que se destaca em áreas como electrónica, robótica, automação, inteligência artificial e software como serviço.

Acresce, o contributo multi-disciplinar da ESEnfC e do ISEC – Instituto Politécnico de Coimbra. Arménio Cruz, investigador que coordena a parceria da ESEnfC neste projecto, explica que o ABLEFIT «implicará o desenvolvimento de um sistema híbrido, que permitirá a realização de programas de exercícios e movimentos para os membros superiores e inferiores, com intensidades, frequências, duração e progressão adaptadas à condição do utilizador, com possibilidades de monitorização e biofeedback dos diversos parâmetros, direcionadas à melhoria da função cardiorrespiratória, muscular e osteoarticular».

“Este projecto contribuirá para cobrir uma lacuna na oferta actual, ao dar um contributo inovador para a recuperação física de pacientes.”

Francisco Silva, director-geral da Orthos XXI, refere que «este projecto contribuirá para cobrir uma lacuna na oferta actual, ao dar um contributo inovador para a recuperação física de pacientes quando estão, justamente, em situação mais debilitada».

«A Orthos XXI não pode recusar este desafio, que permite conjugar e superar os horizontes tecnológicos e de know how da empresa, colocando-os ao serviço de um dos pilares da respectiva missão: a inovação em produtos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores», salienta Francisco Silva.

O projecto “ABLEFIT: Desenvolvimento de um Sistema avançado para Reabilitação” é co-financiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um incentivo aprovado de 800 952,84 euros, para um investimento de despesas elegíveis totais superior a 1 milhão de euros (€ 1 118 335,23). Tem um período de execução de 24 meses (até 30 de Junho de 2023).

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também