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Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Linha SOS covid: 105 pessoas apoiadas em Braga e Guimarães

A Linha de Apoio Psicológico SOS covid-19, a primeira linha telefónica universitária do género em Portugal faz, hoje, um ano.


Já atendeu 105 pessoas da academia e da sociedade civil, em Braga e Guimarães. Foi a primeira linha telefónica a prestar apoio a quem trabalha na Universidade, em ambos os pólos, e tem sido coordenada pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi).

No último ano, contou com a colaboração de 41 especialistas das Escolas de Psicologia e Medicina da UMinho e do Centro de Medicina Digital P5 para apoiar a saúde mental dos cidadãos na pandemia.

A maioria dos atendimentos ocorreu entre Março e Maio de 2020. As solicitações em geral incidiram em dificuldades e preocupações pessoais e familiares (74%), além de contextos académicos (9%) e pedidos de informação ou outros assuntos (15%).

A intervenção psicológica respondeu a necessidades de estabilização emocional (66%), compreensão e organização da nova experiência (20%), questões académicas (8%) e encaminhamento para serviços especializados (7%). Quase um terço dos pedidos motivou um contacto para monitorizar o bem-estar e a estabilidade emocional do/a utente.

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Foram também criados conteúdos de suporte à intervenção dos técnicos e outros materiais de auto-ajuda, disponíveis em apsi.uminho.pt/covid-19. O modelo de intervenção em crise, desta Linha SOS, diferenciador em função de problemas e necessidades psicológicas específicas, foi alvo de um artigo científico na revista internacional “Counselling Psychology and Quartely”.

Neste cenário pandémico invulgar de alteração das rotinas e do confinamento dos espaços físicos e relacionais, em que a percepção de segurança pessoal, a diferentes níveis, pode estar ameaçada em algum momento, as respostas de instabilidade emocional e comportamental são normais, mas podem ser difíceis de aceitar e de regular”, admite Eugénia Ribeiro, coordenadora da unidade de intervenção da APsi e professora da Escola de Psicologia da UMinho.

Nesse sentido, os profissionais desta linha ajudaram a identificar e suportar recursos adequados para as pessoas lidarem com situações de sofrimento na fase actual. Por outro lado, facilitaram o auto-cuidado e orientaram os utentes para estruturas de apoio mais adequadas para determinados problemas.

“Agradeço todo o trabalho dos colaboradores e toda a confiança dos utentes que recorreram a esta linha”, disse Eugénia Ribeiro. A iniciativa conta com a parceria dos municípios de Braga e Guimarães e da Altice.

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