Lagarde: “há excelentes oportunidades em Portugal”

A líder do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, esteve em Portugal para participar no Conselho de Estado e no aniversário do Banco de Portugal.


Christine Lagarde sublinhou hoje “a necessidade de potenciar os investimentos para o futuro. Há excelentes oportunidades em Portugal. O índice digital da UE colocou o país na 18ª posição em progresso a nível digital”, salientou a líder do Banco Central Europeu, durante a cerimónia de aniversário dos 175 anos do Banco de Portugal.

Para antiga ministra das Finanças, Portugal é um exemplo para a Europa, pela resiliência. Para justificar esta posição, Lagarde recorreu aos números das exportações nacionais. “Portugal conseguiu recuperar os níveis de exportações pré-pandemia”.

“Na sequência da pandemia, a economia de Portugal foi afectada de forma muito forte o sector dos serviços, como o turismo, o que ameaçou empregos e rendimentos”.

Apesar de tudo, “com as nossas políticas, taxa de desemprego só cresceu meio por cento na Europa e em Portugal, ou seja foi um crescimento marginal, quando comparado com os números da crise financeira de 2008″, recordou a líder do Banco Central Europeu (BCE).

O PIB de Portugal deve chegar ao nível pré-pandemia em 2022, o que segundo Lagarde é uma boa notícia “se pensarmos que depois da crise financeira, o país demorou uma década para o mesmo movimento”.

“A transição verde pode acelerar a subida dos preços da energia e a transição digital a exclusão de algumas pessoas.”

A antiga ministra francesa das finanças reconheceu ainda que “a pandemia criou desafios que exigem atenção. A transição verde pode acelerar a subida dos preços da energia e a transição digital a exclusão de algumas pessoas”.

A líder europeia terminou o seu discurso no Banco de Portugal, com um elogio rasgado à resiliência portuguesa, aproveitando para citar Fernando Pessoa: “trago comigo as feridas de todas as batalhas”.

📸 europarl.europa.eu

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também