Foram seis os delegados ao Congresso Nacional de Braga e César Teixeira foi o único conselheiro (nacional) eleito.
Isto prova que há uma linha de continuidade no PSD Guimarães alinhado com o líder nacional e Primeiro-Ministro.
Em tempo de decisões sobre eleições autárquicas, o que ficou provado em Braga foi a cristalização de uma liderança local muito assente num quarteto de dirigentes que fazem vida (política) em Lisboa, pelas funções e cargos que exercem na República. E num grupo de militantes que gravita à volta deste núcleo duro.
Júnio Castro, César Teixeira, Eduardo Fernandes, Conceição Marques, Rui Miguel Machado e Tiago Laranjeiro foram os delegados que votaram nas diversas propostas em representação da secção de Guimarães.
Uma representação que premeia não apenas a ligação mas a fidelidade a Ricardo Araújo, actual presidente da concelhia. Ainda assim, uma representação pouco paritária no género, algo que o PSD local ainda não conseguiu diversificar, com mais e iguais oportunidades para as mulheres no acesso à vida política.
Essa representação pode, também, ser quantificada no Distrito de Braga, pelo critério de número de delegados: Guimarães tem seis delegados – tal como Braga – uma quarta posição ex-aequo, atrás de Vila Verde (7), Barcelos (13) e Vila Nova de Famalicão (14). O universo nacional de delegados foi de 903.
Acrescem ainda as representações – por inerência – no concelho nacional de mais três dirigentes, sendo que dois são os deputados na Assembleia da República – Emídio Guerreiro e Ricardo Araújo. E Rui Armindo Freitas, actual Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.