André Casalta e Clara Matos, deputados na assembleia de freguesia procuraram conhecer a ligação da comunidade académica à freguesia.
Foi num encontro com o vice-presidente Alexandre Gencer que os autarcas do PSD abordaram a hipótese de fazer replicar na freguesia projectos que a Associação Académica (AAUM) desenvolve em Braga.
São sobretudo projectos de voluntariado, nomeadamente de combate ao isolamento de idosos em parceria com a Junta de Freguesia de São Vítor e ainda um projecto de rastreio em parceria com a Escola de Enfermagem e Escola de Medicina da Universidade do Minho.
“Os membros do PSD Azurém incentivam a sua réplica em Guimarães”.
Os dois deputados do PSD justificam que “face à carência deste tipo de projectos em Azurém e sendo esta uma das suas propostas eleitorais, os membros do PSD Azurém incentivam a sua réplica em Guimarães, hipótese que a AAUM não descarta, estando, no entanto, dependentes de possíveis parcerias a implementar com instituições locais”.
Noutro âmbito, André Casalta e Clara Matos ficaram agradados com a colaboração entre a AAUM e a Guimabus no sentido de fomentar o uso dos transportes públicos pelos alunos do campus de Azurém e de Couros, destacando a melhoria de condições do serviço prestado no que diz respeito a rotas e periodicidade de ligação entre os campus de Azurém e Couros, estação de comboios e central de camionagem.
Também o preço dos bilhetes para estudantes (tendencialmente gratuitos), estiveram na agenda daquela reunião, tal como “as praxes habitualmente realizadas no parque da Quintã”.
Estes deputados de Azurém dos social-democratas justificam que “desde 2018 que os utentes deste parque se queixam da degradação desta zona verde e das suas infraestruturas”, a causa directa da “desactivação do parque infantil que ali se encontrava instalado e consequentemente no afastamento das famílias e crianças deste espaço”.
“Queixam-se do ruído aqui gerado, principalmente pelas praxes noturnas”.
Registaram que também “os moradores da envolvente do parque queixam-se do ruído aqui gerado, principalmente pelas praxes noturnas, não vendo resultados das reuniões que a Junta de Freguesia de Azurém promoveu no passado”.
Alexandre Gencer da AAUM – dizem André Casalta e Clara Matos – mostrou-se disponível para “mediar uma solução entre a Câmara Municipal de Guimarães, Junta de Freguesia de Azurém e Comissões de Praxe, devendo ser garantido um espaço alternativo para a sua prática e recomendada a não utilização do parque da Quintã para estes fins, no entanto essa iniciativa terá sempre de partir de um destes órgãos autárquicos”.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.