0.8 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

PS: lista de deputados de Braga foi um ‘parto difícil’

Economia

José Luís Carneiro ainda nem sequer era candidato às 18h00 de Terça-feira porque nenhum dos seus apoiantes tinha sido incluído na lista apresentada pelo presidente da Federação.

Frederico Castro até nem desejava vê-lo como nº 1 por Braga. Depois, por solidariedade política e perante a discriminação que os seus apaniguados estavam a ser sujeitos, José Luís Carneiro aceitou ser o primeiro, mais tarde, exigiu que Palmira Maciel integrasse a lista pela quota nacional, tal como Pompeu Martins (Fafe).

Neste ‘jogo de mercearia’ e influência política, Carneiro ainda tentou incluir Luís Soares no 9º lugar – outra vaga da quota nacional que veio a caber a Hernâni Loureiro (Barcelos) também entrou pela quota nacional por ser o adjunto de Mariana Gonçalves, Ministra da Habitação.

Perante a ameaça de divulgação pública da discriminação dos seus candidatos por José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos aceitou as exigências do seu adversário e a lista foi aprovada.

Guimarães, agora! sabe que Ricardo Costa, enquanto presidente da concelhia local, aceitou tudo menos a inclusão de Luís Soares. E este “tudo” significa ter dois candidatos de Braga em 2º e 3º lugares, o líder da JS – Hugo Teixeira que é de Guimarães em 15º e a fechar a lista dos candidatos efectivos ficou Gabriela Nunes (19º), também do PS Guimarães.

Ou seja, o líder do PS Guimarães revelou-se bom a “negar” a entrada na lista de mais um deputado de Guimarães – para se tornar candidato único e com todas as probabilidades de ser eleito – e fraco a “promover” quer Hugo Teixeira quer Gabriela Nunes.

O episódio foi considerado embaraçoso para a maior concelhia do país, a julgar pelo número de militantes, e um sinal de falta de ‘peso político’ na continuada cedência a Braga que tem, assim, dois candidatos no pódio da lista, escalonamento que poderia ser bem diferente – se bem negociado, lamenta-se entre alguns membros do PS. Houve também quem não apreciasse de todo o último lugar de Gabriela Nunes – a mulher que mais tem dado nas vistas na Assembleia Municipal, relegada para o fim da lista e com acesso à bancada do PS no Parlamento muito remoto.

Eis a lista completa, de Braga, visível na página do PS na internet:

  1. José Luís Carneiro (quota nacional)
  2. Palmira Maciel (quota nacional \ Braga)
  3. Pedro Sousa (Braga)
  4. Ricardo Costa (Guimarães)
  5. Irene Costa (Vizela)
  6. Gilberto Anjos (Póvoa de Lanhoso)
  7. Eduardo Oliveira (Famalicão)
  8. Vânia Cruz (Vieira do Minho)
  9. Hernâni Loureiro (quota nacional \ Barcelos)
  10. Pompeu Martins (Fafe)
  11. Joana Bastos (Celorico de Basto)
  12. Nuno Martins (Barcelos)
  13. Nuno Barreto (Cabeceiras de Basto)
  14. Suzana Valente (Vila Verde)
  15. Hugo Teixeira (JS e Guimarães)
  16. Marta Maranhão (Esposende)
  17. Pedro Costa (Amares)
  18. Anabela Alves (Terras do Bouro)
  19. Gabriela Nunes (Guimarães)

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias