José Luís Carneiro ainda nem sequer era candidato às 18h00 de Terça-feira porque nenhum dos seus apoiantes tinha sido incluído na lista apresentada pelo presidente da Federação.
Frederico Castro até nem desejava vê-lo como nº 1 por Braga. Depois, por solidariedade política e perante a discriminação que os seus apaniguados estavam a ser sujeitos, José Luís Carneiro aceitou ser o primeiro, mais tarde, exigiu que Palmira Maciel integrasse a lista pela quota nacional, tal como Pompeu Martins (Fafe).
Neste ‘jogo de mercearia’ e influência política, Carneiro ainda tentou incluir Luís Soares no 9º lugar – outra vaga da quota nacional que veio a caber a Hernâni Loureiro (Barcelos) também entrou pela quota nacional por ser o adjunto de Mariana Gonçalves, Ministra da Habitação.
Perante a ameaça de divulgação pública da discriminação dos seus candidatos por José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos aceitou as exigências do seu adversário e a lista foi aprovada.
Guimarães, agora! sabe que Ricardo Costa, enquanto presidente da concelhia local, aceitou tudo menos a inclusão de Luís Soares. E este “tudo” significa ter dois candidatos de Braga em 2º e 3º lugares, o líder da JS – Hugo Teixeira que é de Guimarães em 15º e a fechar a lista dos candidatos efectivos ficou Gabriela Nunes (19º), também do PS Guimarães.
Ou seja, o líder do PS Guimarães revelou-se bom a “negar” a entrada na lista de mais um deputado de Guimarães – para se tornar candidato único e com todas as probabilidades de ser eleito – e fraco a “promover” quer Hugo Teixeira quer Gabriela Nunes.
O episódio foi considerado embaraçoso para a maior concelhia do país, a julgar pelo número de militantes, e um sinal de falta de ‘peso político’ na continuada cedência a Braga que tem, assim, dois candidatos no pódio da lista, escalonamento que poderia ser bem diferente – se bem negociado, lamenta-se entre alguns membros do PS. Houve também quem não apreciasse de todo o último lugar de Gabriela Nunes – a mulher que mais tem dado nas vistas na Assembleia Municipal, relegada para o fim da lista e com acesso à bancada do PS no Parlamento muito remoto.
Eis a lista completa, de Braga, visível na página do PS na internet:
- José Luís Carneiro (quota nacional)
- Palmira Maciel (quota nacional \ Braga)
- Pedro Sousa (Braga)
- Ricardo Costa (Guimarães)
- Irene Costa (Vizela)
- Gilberto Anjos (Póvoa de Lanhoso)
- Eduardo Oliveira (Famalicão)
- Vânia Cruz (Vieira do Minho)
- Hernâni Loureiro (quota nacional \ Barcelos)
- Pompeu Martins (Fafe)
- Joana Bastos (Celorico de Basto)
- Nuno Martins (Barcelos)
- Nuno Barreto (Cabeceiras de Basto)
- Suzana Valente (Vila Verde)
- Hugo Teixeira (JS e Guimarães)
- Marta Maranhão (Esposende)
- Pedro Costa (Amares)
- Anabela Alves (Terras do Bouro)
- Gabriela Nunes (Guimarães)
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.