“Colocar o cidadão no centro do sistema de saúde em vez das organizações” foi defendido pelo secretariado do PS de Guimarães, na reunião realizada esta Quarta-feira, 23 de Novembro, com o conselho de administração do HSOG.
Segundo o partido, na reunião ocorrida foram abordados diversos assuntos, entre os quais, o tema dos recursos humanos no hospital, “tendo sido alertadas carências na área da anestesiologia que afectam todas as especialidades, pelo que constitui a principal preocupação”. Ao mesmo tempo, foram mencionadas as “dificuldades em espaços de expansão dos serviços face à arquitectura do edifício hospitalar”.
O presidente da concelhia de Guimarães do Partido Socialista, Ricardo Costa, afirmou que “o PS Guimarães estará sempre na frente da intervenção deste serviço, procurando contribuir para políticas municipais e nacionais que promovam e previnam a saúde e o bem-estar de todos”.
No encontro entre o secretariado do PS e conselho de administração do Hospital da Senhora da Oliveira foi revelado que a entrada em funcionamento dos serviços de hemodinâmica na cardiologia está “em vias de resolução”, revestindo-se de “extrema importância” dada a existência de equipamentos e recursos humanos, de momento, desaproveitados.
Em comunicado, informam que foi realizada ainda uma “aprofundada reflexão sobre a criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS)”, que articule de forma integrada os cuidados primários com os hospitalares.
Igualmente foi analisada a perspectiva de uma reforma no financiamento do SNS, “mais baseada nos indicadores da população abrangida e menos no número dos actos médicos realizados” como, actualmente, sucede.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.