A Comissão Nacional do PS fixou os dias 7 e 8 de Outubro para as eleições das comissões políticas concelhias, definindo o seu calendário interno.
Agora, Sofia Ferreira e Ricardo Costa estão a 90 dias de um possível confronto se não houver outras alternativas internas.
A Comissão Nacional do PS, reunida no Sábado, em Ílhavo, aprovou o calendário eleitoral dos congressos federativos de 2022, assim como o regulamento para a eleição dos respectivos delegados e dos presidentes das federações.
O regulamento para a eleição das presidentes e das comissões políticas federativas das Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos (MS-ID), e a deliberação sobre proposta de calendário para a realização das eleições das comissões políticas concelhias e secções e das estruturas concelhias das MS-ID, também foi aprovado.
Desta forma o confronto entre Zara Pontes e Marta Coutada ocorrerá igualmente a 7 ou 8 de Outubro.
Os presidentes da federações serão eleitos entre 4 e 5 de Novembro. Nesta semana, ficou a saber-se que Luís Soares pode ter abandonado a ideia de ser um dos candidatos à Federação de Braga. A falta de apoio claro e a certeza de que “o barretismo” está em queda irreversível, deixam a Frederico Castro, da Póvoa de Lanhoso, espaço para uma candidatura consensual, resultando de uma vaga de fundo no distrito. E que não tem ainda o apoio explícito do grupo de Ricardo Costa.
Em causa está a prática extrema do presidencialismo de Joaquim Barreto que muitos querem substituir por um PS de todos, mais participado e mais democrático.
Depois das eleições das secções e concelhias, os militantes socialistas farão os seus congressos federativos e das estruturas das mulheres socialistas em 19 ou 20 de Novembro.
Entretanto, a candidata à liderança do Partido Socialista de Guimarães, Sofia Ferreira, vai estar nas freguesias de Gandarela e Gonça para “a realização de duas sessões públicas na próxima semana, no âmbito do percurso que tem sido desenvolvido ao longos dos últimos meses para a construção de um partido forte e unido, a fim de honrar o passado e o presente”.
A construção da moção Continuar o Caminho, Preparar o Futuro encabeçada por Sofia Ferreira, está aberta à participação de todos os vimaranenses.
A próxima sessão será no dia 12 de Julho (Terça-feira), às 21 horas, em Gandarela, na Escola Primária das Agras. E a segunda está agendada para a freguesia de Gonça, no dia 14 de Julho (Quinta-feira), às 21 horas, na Junta de Freguesia.
📸 GA!
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.