13.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Penha: classificação da montanha como solo rural é incompreensível

Economia

O PDM está a impedir o desenvolvimento da Penha e a concretização de projectos de valorização da estância turística, classificada como tal há mais de um século.

Depois da visita do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, foram os deputados do PSD, eleitos pelo distrito, a tomarem conta do impasse em que se encontra o progresso da montanha.

📸 GA!

Com o hotel a ameaçar ruína – só o restaurante está a ser utilizado -, com uma classificação do solo impensável – fixada no PDM desde 2015 – que em épocas de calor pode fazer com que a Penha seja uma área de perigosidade de incêndio rural – e servir de motivo para o fecho do acesso à montanha e à utilização dos equipamentos existentes, do culto religioso, da restauração e lazer, a Irmandade tenta ultrapassar esta classificação inédita que parece não ter autor nem patrono.

Se esta situação já tinha causado estranheza ao Ministro da Administração Interna, foram agora dos deputados na AR confrontados com esta realidade.

“O Governo e a Assembleia da República estão a fazer o que só a Câmara tem competência para fazer.”

“O Governo e a Assembleia da República estão a fazer o que só a Câmara tem competência para fazer” – declarou André Coelho Lima quando confrontado com a verdadeira classificação solo da Penha, no Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM).

Aos deputados foi explicado o que a Irmandade tenta fazer e as dificuldades que tem encontrado na administração municipal e que impede que uma obra sequer, sobre elementos pré-existentes, possa ser feita.

Um exemplo dessa impotência tem a ver com a necessidade de obras do hotel com o telhado a ameaçar ruína eminente. E até os melhoramentos na adega do Eremitão – cuja proposta de renovação é bem mais bonita que o seu aspecto actual, é motivo de discórdia dos serviços municipais do ambiente e do urbanismo.

📸 GA!

Os deputados do PSD vão levar ao parlamento as “questões inusitadas” decorrentes de uma classificação do solo da montanha no âmbito do PDM cuja revisão ainda vai demorar.

Confrontados com o “cuidado” que a Irmandade tem com a jóia da coroa de uma eventual capital verde, pulmão da cidade e recanto dos vimaranenses, os deputados social-democratas viram também como tem sido possível manter a Penha muito ao largo dos incêndios na floresta e nos parques naturais, o que acontece há cerca de 30 anos.

E mostraram satisfação por na anterior visitado Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, ter dado instruções aos serviços para instalar no perímetro verde da montanha um sistema digital de alerta sobre incêndios.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias