O presidente da CCDR-N continua a ouvir e a mobilizar os protagonistas do desenvolvimento da região Norte, autarcas e agentes dos organismos da administração pública.
São mais de duas dezenas de altos dirigentes de sectores do Estado que estarão, hoje, reunidos com António Cunha, presidente da CCDR-N. Tal como os presidentes das entidades intermunicipais da região norte.
Na agenda da reunião estarão os desafios que se colocam à Região Norte no horizonte de curto e médio prazo, contidos na estratégia “Norte 2030”, aprovada em Dezembro de 2020. E também o entendimento da comissão permanente do Conselho Regional sobre a proposta de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“O encontro visa colocar à mesma mesa os responsáveis por políticas e serviços públicos de interesse estratégico para a Região Norte, entre os quais do Emprego e Formação Profissional, da Economia, da Saúde, da Educação, da Ciência e Tecnologia, do Ambiente, da Coesão e Fundos Comunitários, da Cultura e do Turismo, entre outros –, procurando estimular uma troca de informações útil à coordenação de objectivos e intervenções no território regional, mas também sinalizar iniciativas e intervenções relevantes em diversos sectores” – refere uma nota da CCDR-N.
Este encontro de António Cunha com os protagonistas da administração pública do Estado na região e com os representantes dos Municípios, precede nova reunião do Conselho Regional do Norte – o órgão consultivo de carácter político da CCDR-N – da próxima terça-feira. Este fórum tem como pano de fundo o novo ciclo da política de Coesão da União Europeia, para o horizonte 2021/2027, e a definição de novas estratégias e programas nacionais e regionais para a aplicação do próximo pacote de ajudas comunitárias, bem como o Plano de Recuperação e Resiliência português.
Salienta a nota que “desde 2015 que o Conselho de Coordenação Intersectorial da Região Norte não reúne, pelo que este encontro adquire um significado especialmente relevante. A recomposição e relançamento deste órgão de coordenação de políticas e intervenções da Administração Central no plano regional, já proposto ao Governo português, fará parte também dos assuntos da agenda”.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.