O grupo parlamentar do PSD apresentou na Assembleia da República um voto de congratulação pela distinção de Capital Verde Europeia em 2026, atribuída a Guimarães.
Ricardo Araújo, eleito deputado por Braga e Guimarães, está entre os subscritores tal como Hugo Soares (líder da bancada), Emídio Guerreiro, Carlos Reis e outros deputados por Braga.
Na petição, os deputados social-democratas justificam que “o prémio é atribuído a cidades com mais de 100 mil habitantes que se distingam em matérias de sustentabilidade ambiental, premiando os esforços locais para melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades”.
Dizem ainda que “a atribuição do prémio resulta de um processo de selecção rigoroso e longo, sendo este título reconhecimento do compromisso de Guimarães com o ambiente e o envolvimento de uma comunidade rumo a um concelho mais verde e sustentável”.
E sublinham que o júri “responsável pela avaliação das candidaturas destacou Guimarães pelo seu desempenho excepcional em sete parâmetros ambientais, nomeadamente a qualidade do ar, ruído, água, biodiversidade, áreas verdes e uso do solo, resíduos e economia circular e alterações climáticas”.
O reconhecimento “do compromisso de Guimarães com o ambiente e o envolvimento de uma comunidade rumo a um concelho mais verde e sustentável”, é também destacado pelos deputados do PSD.
E assinalam que “a comunidade em geral, mas em particular a autarquia, a ‘Estrutura de Missão’, os centros de conhecimento e investigação, as escolas, associações e empresas merecem elogio público”.
E salientam que é “ainda de elementar justiça reconhecer o papel determinante exercido pelo presidente da Câmara Domingos Bragança, pela coordenadora da equipa de ‘Missão Guimarães 2030’, professora Isabel loureiro, pela directora municipal dos serviços de Ambiente, engenheira Dalila Sepúlveda e pelo director do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro”.
“Guimarães vê agora em 2024 reconhecido o seu esforço e aposta neste objectivo.”
Recordam que “depois de ter ficado em quinto lugar em 2017 e entre os três finalistas de 2023, Guimarães vê agora em 2024 reconhecido o seu esforço e aposta neste objectivo, sendo a segunda cidade portuguesa a ser reconhecida como Capital Verde Europeia, a seguir a Lisboa em 2020”.
É nestas bases e com estes argumentos que entendem que “a Assembleia da República saúda e congratula Guimarães pela distinção como Capital Verde Europeia em 2026, valorizando e destacando o seu compromisso com o ambiente, a descarbonização e o desenvolvimento sustentável”.
O requerimento dos deputados do PSD foi entregue no Parlamento no dia 29 de Novembro, quando a cidade ansiava já pelo ‘Cortejo do Pinheiro’.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.