No Sábado, dia 17 de Junho, a coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda de Guimarães e Pedro Filipe Soares, deputado e líder do grupo parlamentar no Bloco na Assembleia da República, reuniram com a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE), em Santa Eufémia de Prazins.
No seguimento da reunião foi também efectuada uma visita ao local onde “se constatou a brutal agressão nos ecossistemas que a construção da via de acesso ao AvePark trará à população e ao território”, refere o partido.
A associação AVE advoga que todo o projecto da via não foi devidamente justificado, nem os seus benefícios estudados, assim como as possíveis alternativas e apela à revisão do projecto.
Durante o percurso, a delegação falou com agricultores e população que demonstraram a sua preocupação com o futuro da agricultura, dos recursos hídricos e os impactos sociais deste projecto na comunidade. Relembramos que o atravessamento da via dividirá a freguesia de Santa Eufémia de Prazins.
O Bloco de Esquerda considera ser incompreensível o facto da autarquia que concorre para Capital Verde Europeia, em 2025, possa ter como um dos principais projectos para o concelho a destruição de um importante pulmão verde de Guimarães. “O Bloco não desistirá de estar junto do movimento associativo e da população na luta contra este caprichoso projecto, pelo que levará o assunto às instâncias europeias e continuará a acompanhar esta situação com proximidade”, garante o partido.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.