São de várias áreas e surgiram no IdeaLab, um laboratório pioneiro que já apoiou mais de 700 empreendedores.
Oito novas ideias de negócio de (ex-)alunos e investigadores da Universidade do Minho são apresentadas esta Quarta-feira, dia 30, na final da 23ª edição do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio.
A iniciativa da TecMinho, interface da UMinho, decorre das 14h00 às 17h30, no espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães. A abertura conta com o vice-reitor da Universidade do Minho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, e a coordenadora do IdeaLab, Helena Moura.
Na sessão há para descobrir uma tecnologia que imita a natureza para proteger as abelhas (Apis in Culture), uma solução de domótica inteligente (BiKUB), uma nova marca de calçado unissexo (S corpus) e uma app para gerir a ciberviolência interpessoal (gen-Z).
Há ainda a proposta de um centro de gestão de informação clínica (openIT care), um tratamento de resíduos biológicos com bactérias geneticamente modificadas (MetaStrain), um software avançado para empresas de climatização (Termo) e um sistema para a organização, supervisão e apoio à decisão clínica (Upbit Solutions).

Os autores trazem os seus projectos em formato pitch, que são de seguida analisados por um painel de convidados, formado por elementos da Portugal Ventures, do IAPMEI, da Invicta Angels e do Município de Esposende.
As ideias provêm de diversas áreas científicas e foram amadurecidas nos últimos quatro meses com apoio gratuito, desde acompanhamento especializado, seis workshops (voice of the customer, mercado, estratégia, finanças, impacto, elevator pitch), sessões de networking e, agora, a apresentação a investidores.
IdeaLab é pioneiro nas universidades portuguesas. Desde 2009, já apoiou mais de 700 empreendedores, 330 ideias de negócio e lançou 51 empresas, sendo que 36 estão activas no mercado. A iniciativa tem a parceria do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho e financiamento do projeto UI-CAN, por via do Compete/Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.
O IdeaLab foi distinguido em 2018 na sessão nacional dos European Enterprise Promotion Awards e, em 2012, pela Secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.