No âmbito do projecto Desafios 5.0, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e o Município de Guimarães arrancam a 28 de Outubro com o terceiro programa de aceleração/ capacitação (Rise Up).
O grupo que vai iniciar o programa (Rise Up) vem da terceira Call for Acceleration, uma das acções centrais do Desafios 5.0, que tem como objectivo a captação de ideias numa fase mais desenvolvida e que conta, até ao momento, com a participação de 20 empreendedores e empresas constituídas há menos de dois anos.
O programa Rise Up inclui 10 workshops, que irão estender-se até ao final de Novembro e uma sessão presencial de Speed Mentoring que acontecerá a 6 de Dezembro no AvePark, sendo esta uma oportunidade para os empreendedores realizarem um pitch e obterem um feedback dos consultores e investidores.
O projecto Desafios 5.0 recebeu na primeira Call for Acceleration 20 candidaturas e na segunda foram 24 os empreendedores que responderam à chamada.
O Desafios 5.0 assume-se como um projecto relevante na promoção do espírito empresarial do Norte e Centro do país, que propõe a criação de condições que facilitam, apoiam e incrementam a materialização das ideias de negócio e minimizam as dificuldades apresentadas por empreendedores, nomeadamente jovens.
Esta iniciativa foi lançada pela AEP em Novembro de 2021 e é financiada pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais.
Segundo a AEP, para promover a criação de ideias inovadoras e o empreendedorismo qualificado e criativo, o projecto Desafios 5.0 assenta em três acções centrais: Call For Ideas (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).
No final, os 25 melhores projectos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projectos apresentados. Aos seis melhores projectos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros.
📸 AEP
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.