Qualidade: melhor tese mundial é da UMinho

A Academia Internacional para a Qualidade (IAQ) distinguiu o investigador André M. Carvalho.


O prémio, designado Riccardo Dell’Anna Doctoral Dissertation Prize, foi atribuído pela primeira vez a um português e vai ser apresentado em Setembro, na conferência da IAQ.

O trabalho sobre a forma de tese de doutoramento, a nível mundial, realizado em 2020, de André M. Carvalho, é o primeiro a provar, na prática, que organizações com foco na qualidade e melhoria contínua conseguem resistir e prosperar em ambientes cada vez mais incertos e complexos.

O estudo analisou dez organizações de Portugal e dos EUA e foi desenvolvido na Escola de Engenharia da UMinho, em Guimarães, no âmbito do doutoramento em Líderes para Indústrias Tecnológicas do Programa MIT Portugal.

O investigador já tinha sido laureado em conferências do MIT Portugal (2016), da IEOM Society International (2018) e da European Organization for Quality (2019). “Há um reconhecimento que foi sendo obtido à medida que o trabalho avançou, e, desta vez, tenho a grande honra de receber o prémio da IAQ”, diz André M. Carvalho. A IAQ nasceu há 50 anos nos EUA e junta profissionais, investigadores e executivos de todo o mundo, sendo ímpar na área.

“Confirmei que as empresas conseguem atingir o sucesso nestes ambientes se utilizarem o foco na qualidade para promoverem uma transformação cultural…”

Muitos estudos provam que as iniciativas de qualidade e de melhoria contínua nas organizações tendem a levar ao sucesso em ambientes estáveis. André M. Carvalho quis aplicar isso a ambientes instáveis, ou seja, aos tempos actuais, que têm desafios múltiplos e globais. “Confirmei que as empresas conseguem atingir o sucesso nestes ambientes se utilizarem o foco na qualidade para promoverem uma transformação cultural e, com isso, aliarem a procura pela qualidade com os princípios da agilidade”, justifica. Para o investigador, qualidade é “alinhar a organização com os requisitos do cliente e as necessidades da sociedade”.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,753FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa / digital

Leia também