O empresário vimaranense foi agraciado durante o 21º congresso internacional de calçado que decorreu em Milão entre 20 e 22 de Setembro.
The International Union of Shoe Industry Technicians (UITIC) consagrou a carreira de empresário e dirigente associativo de Fortunato Frederico. Uma distinção que recebe aos 80 anos, num longo percurso no sector do calçado que abraçou aos 14 anos.
“É o reconhecimento público de um empresário verdadeiramente inspirador.”
“É o reconhecimento público de um empresário verdadeiramente inspirador”, considera Luís Onofre, recordando “um trajecto único”. “Desde cedo revelou uma capacidade invulgar de perceber a nossa indústria, investindo em várias áreas críticas como a criação de marca ou uma forte aposta em I&D, com uma forte ligação à universidade”, recordou o presidente da APICCAPS.
Fortunato Frederico varria o chão de uma fábrica, aos 14 anos. Hoje é um dos mais importantes empresários da indústria de calçado no plano internacional.
A história poderia contar-se de outra maneira. Mas seria sempre uma perspectiva demasiadamente resumida. Fortunato Frederico acaba de ser distinguido, aos 80 anos, em Milão, Itália, por ocasião do congresso internacional da UITIC, por uma carreira dedicada à indústria de calçado.
Apesar da sua idade, o empresário continua a sonhar. Um sonho que nasceu em Angola, no exercício do serviço militar e que resultou na criação da Kyaia, em 1984, que viria a consagrar como o maior grupo português de calçado, que detém cinco fábricas, em Guimarães e Paredes de Coura, e que continua a dar passos nos mercados internacionais.
Fortunato Frederico não dá sinais de querer abrandar. Ainda recentemente renovava a ambição de tornar “a Fly London a marca número um em Portugal”. Actualmente, as marcas do grupo, Fly London e Softinos são comercializadas em mais de 50 países, trajecto idêntico que vai sendo seguido pelas AsPortuguesas, um projecto inovador, sustentável, que nasceu de uma parceria com a Corticeira Amorim e com o empreendedor Pedro Abrantes.
“Inovar está no ADN de Fortunato Frederico.”
“Inovar está no ADN de Fortunato Frederico” – reconhece a APICCAPS. E destaca o espírito que contribuiu para que Fortunato Frederico fosse o percursor de um processo de deslocalização peculiar. Em vez de optar por um país estrangeiro, mais longínquo, de mão-de obra abundante e barata, optou por deslocalizar para o interior do país, criando centenas de postos de trabalho em Paredes de Coura.
Mais recentemente, depois de ter sido uma das primeiras marcas nacionais a entrar no metaverso no primeiro semestre do ano passado, com quatro mini-jogos e uma loja na plataforma Roblox, a Fly London volta a surpreender na nova campanha promocional, com recurso a tecnologia de inteligência artificial (IA).
No plano associativo Fortunato Frederico foi, durante 18 anos, presidente da APICCAPS, num período de forte desenvolvimento competitivo da indústria portuguesa de calçado nos mercados internacionais. Durante um período mais curto, de seis anos, liderou a Confederação da Indústria Europeia de Calçado (CEC).
Foi ainda distinguido pelo presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem de Mérito Industrial, Fortunato Frederico numa longa carreira que não parece terminar quando já viveu, em oito décadas, muitas vidas.
Inegável é o seu contributo para a sociedade, com particular destaque para a criação da Fundação Oliveira Frederico, que tem como objectivo “realizar, promover, apoiar e patrocinar acções de combate às doenças bipolares”, tradicionalmente designada doença maníaco-depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.