Nem Pepa conseguiu trazer um modelo de jogo diferente, nem os reforços trouxeram uma alma nova, o Vitória adia o início de uma temporada convincente e com esperança para os adeptos.
Mudou quase tudo no Vitória. Mas dentro das quatros linhas tudo ficou na mesma. No essencial, o Vitória voltou a perder, em casa, na primeira jornada do campeonato, tal como na época anterior.
E não correspondeu ao regresso dos adeptos ao estádio e ao futebol oferecendo um espectáculo sem arte, sem brio e sem brilho.
A equipa não mostra um claro e definido sistema de jogo, não há especialidade no futebol praticado, os remates de fora da área são escassos, os cruzamentos para a área ou são mal feitos ou nem chegam a ser aproveitados. E não há uma estratégia para os lances de bola parada.
Depois do descanso das férias, os jogadores voltaram, mas evidenciaram a mesma ineficácia, sucederam-se os golos que não se marcam quando só o guarda-redes contrário está à frente do atacante vitoriano.
Quem quiser perceber que tipo de futebol o Vitória pratica com alguns jogadores de boa qualidade nem mesmo com um explicador o entenderá.
Porque é que o Portimonense ganhou? Pela simples razão de que marcou um golo, o único da partida, beneficiando dos erros do costume da defesa vitoriana.
Paulo Sérgio tinha um plano de jogo e não abdicou dele. Sofreu quanto baste, aguentou a fúria vitoriana apenas demonstrada em escassos momentos, teve sorte com o azar do Borevkovic, que rematou à barra, esperou pacientemente para que Edwards não brilhasse no último minuto do jogo, atirando ao lado. E que ao longo da partida repetisse o mesmo esquema de jogo que a equipa algarvia soube controlar.
Num jogo de regressos… regressou o futebol, regressou o público ao estádio… mas não regressou o essencial: uma equipa dominadora, com capacidade, integrada e consistente. E o pior é que regressou o que de mal se viu na época passada.
O Vitória alinhou com: Trmal, Sacko, Jorge Fernandes, Borevkovic, Rafa Soares, André André (Nicolas Janvier 66’), Alfa Semedo, André Almeida (Gui 73’), Quaresma (Rúben Lameiras 81’), Marcus Edwards, Bruno Duarte (Herculano 82’).
📸 Vitória SC
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.