No segundo jogo com os últimos, o Vitória vai defrontar o Arouca, penúltimo da tabela classificativa.
Depois da incompreensível derrota, no Jamor, com o B SAD, o Vitória defronta a equipa um lugar acima (17º), o que significa jogar com os “condenados à descida de divisão” na actualidade.
Imaginar-se-ia que nestes dois jogos, o Vitória pudesse somar seis pontos, o que lhe daria fôlego para chegar ao 5º lugar. Mas a realidade mostra outros resultados. E, agora, em casa, Pepa tem de jogar para vencer o Arouca, conquistando pelos menos 50% dos pontos contra as “piores” equipas da Liga Portugal no momento.
Mais do que olhar para trás, e neste caso para os seis triunfos, dois empates e duas derrotas que averbou no estádio D. Afonso Henriques, o Vitória tem de sonhar e lutar por outras conquistas no futuro imediato.
Pepa reconhece que repete vezes sem conta, de que o Vitória tem de ganhar. “É o vira e toca o mesmo” – disse há pouco na conferência de imprensa, que marca uma semana de trabalho e antevê mais um jogo (23º) do campeonato.
VITÓRIA SC – AROUCA | 19 FEVEREIRO 20H30
Sobre o discurso “do temos de ganhar”, o treinador sabe que “o diz por boas e por más razões”, E agora, com o Arouca, reafirma-o porque “temos de ganhar o jogo. Ponto final”.
Em casa, o treinador afirma que “temos sido fortíssimos em termos de conquista de pontos, de atitude competitiva e volume ofensivo”. Olha para o Jamor e lembra-se que o Vitória perdeu por castigo do adversário e da sua eficácia.
E no futebol, que anda à roda, de jornada em jornada, equipa que perde tem de procurar ganhar a seguir. Só assim desfaz a maleita e dá ânimo aos jogadores para quem a rotina de ganhar tem sido mais intermitente do que regular.
“Temos de ser nós a galvanizar o estádio e os adeptos. Com eles fica menos difícil”.
Pepa defende-se com o facto de “muitas equipas quando jogam contra o Vitória apostam em prolongar algumas acções, para enervar a equipa e o estádio. Mas temos de fazer isto ao contrário. Temos de ser nós a galvanizar o estádio e os adeptos. Com eles fica menos difícil” – salientou.
No regresso ao D. Afonso Henriques, o Vitória de volta ao seu lar, onde se sente melhor, com o apoio dos adeptos, um tónico que tem servido para ganhar a outras equipas e que tem de servir para ganhar ao Arouca. E a missão é mesmo ganhar porque os três pontos são mais importantes que a boa exibição ou a goleada. O balanço do rendimento e das prestações da equipa far-se-ão mais tarde.
GRÁFICO DE FORMA VITÓRIA SC:
A inconstância do Vitória deixa marcas, os adeptos não compreendem porque a sua equipa se arvora em ser “pai dos pobres” quebrando quando devia torcer o adversário.
À 23ª jornada, mais outros jogos para competições diversas, a equipa já devia perceber que pontuar é que pode colocar o clube na senda do futebol europeu e consolidar o estatuto de melhor equipa entre o top 5 nacional.
“Animicamente andamos numa montanha-russa. Não estou a passar mensagem para o balneário, o que falo aqui… estamos fartos de falar. Parece que sofremos, damos tiros em nós próprios e não nos outros. Agora, temos mais uma oportunidade de voltar a ser felizes e procurar consistência. Não vamos jogar para não sofrer golos, mas temos de ser competentes nisso. Não podemos pensar em não sofrer golos, mas sim em ter fome de marcar golos. Temos de procurar resolver os problemas, que já duram há muito tempo. Temos de procurar ser mais competentes”, defende o treinador como receita para ganhar ao Arouca.
A classificação não mente, o Arouca é o penúltimo, está mais diminuído que o Vitória e não há volta a dar, a missão tem de ser possível. Isto é… ganhar!
“A equipa do Arouca está bem organizada, com processos bem definidos, a classificação não reflecte o processo que têm revelado. Mas, não podemos olhar para isso. Ainda agora provamos isso, dentro do campo demos tiros nos pés. Não podemos olhar para a classificação, para os pontos. Continuamos focados, e a acreditar nos objectivos a que nos propusemos. Sabíamos que não ia ser fácil, mas admito que nunca pensei que seria tão difícil. Que seja difícil, mas que tenhamos a capacidade de encarar os momentos maus de frente” – concluiu.
📸 Vitória SC
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.