15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

HSOG: nos 10 melhores em investimento na investigação clínica

O Hospital Senhora da Oliveira (HSOG) passará a integrar a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN).


O Hospital de Guimarães foi classificado entre os 10 melhores do país com mais investimento e produtividade em Investigação Clínica e passará a integrar a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN). 

Estes resultados, foram publicados pela DGEEC (Direcção Geral da Estatística Educação e Ciência) e tem por base o inquérito anual ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional – IPCTN20. 

“O ranking agora publicado inclui os principais hospitais universitários portugueses, instituições públicas e privadas. É tanto mais significativo quanto se regista uma evolução progressiva e sustentada nos últimos três anos, claramente demonstrando o esforço desenvolvido pelo HSOG e o cumprimento escrupuloso do seu propósito com eficiência comprovada” – revela um comunicado de imprensa emitido pelo Hospital.  

Os principais campos em que o Hospital Senhora da Oliveira obteve francos progressos nos últimos três anos, foram:  

  1. Enquadrar-se no top 10 das instituições hospitalares com mais despesa em actividade de I&D (era 13º no início do triénio).  
  2. Estar entre as instituições hospitalares com mais despesa em actividade de I&D, na área das Ciências da Saúde (apenas entrou no ranking no ano passado e este ano ocupa já a 8ª posição).  
  3. Fazer parte das instituições hospitalares com mais despesa em actividade de I&D, na área da medicina básica (apenas entrou no ranking no ano passado e este ano ocupa já a 9ª posição). 

“Estes resultados reflectem a progressão que o Hospital Senhora da Oliveira tem verificado na qualificação dos seus profissionais, ainda com mais expressão neste último triénio, e na sua inclusão em actividades académicas que redundam num progressivo aumento de doutorados e mestrandos” – salienta ainda o comunicado.  

Para além disto e no último triénio, o Centro Académico e de Formação, quadruplicou o número de estudos clínico em desenvolvimento no HSOG; reforçou a sua posição como hospital escola, de cariz universitário trabalhando em estrita relação com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e com mais 37 instituições de ensino, cujos alunos complementam a sua formação junto dos profissionais do HSOG; trabalha em estreita relação com a AICIB e a PtCRIN para o estabelecimento de um Centro de Excelência em Investigação Clínica, tendo participado activamente em vários projectos piloto em conjunto com aquelas instituições. 

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também