O que foi um infortúnio – saída de Yan Matheus por lesão, aos 12’ – tornou-se numa força porque a entrada de Derik Lacerda foi a chave dos dois golos marcados na 1ª parte.
O Moreirense entrou cauteloso – para não sofrer – e foi paulatinamente atacando a fortaleza do Tondela. O perigo rondou a baliza de Pasinato aos 17’ mas este socou para longe.
A equipa de Sá Pinto foi à frente e obrigou Trigueira a defender-se num livre, marcado por alto. Mais à frente, aos 28’, Rosic cabeceou e fez a bola passar à frente da baliza contrária.
O ataque do Moreirense adaptava-se à entrada de Derik, um avançado de recurso, colocado sobre o lado esquerdo que começou a afinar os seus movimentos.
E aos 33’, Derik fez tudo bem feito entrou na área com mais três defesas, driblou e rematou ao lado. Estava dado o lamiré, para a importância que haveria de ter até ao final da 1ª parte.
Construiu a jogada do primeiro golo, rematou, mais uma vez, e com força que deixou Trigueira com as mãos a arder, deixando escapar a bola permitindo a Rafael Martins mostrar o seu oportunismo rematando com êxito.
📸 LPFP
Já no findar do tempo regulamentar da 1ª parte, sempre pelo lado esquerdo, Derik avançou sobre um defesa do Tondela, foi à linha de fundo cruzar rasteiro com Mirallas a aparecer e a marcar o 2-0.
A estratégia de Sá Pinto, de não precipitar o desempenho dos seus jogadores, assentando o seu jogo na base da confiança e da tranquilidade, resguardando a sua intermediária e não cometendo erros, deu frutos e o Moreirense acabou a primeira parte do jogo com uma vantagem preciosa de dois golos frente a um adversário directo na luta pela não despromoção.
Na 2ª parte, o Moreirense geriu a vantagem, não criou mais oportunidades de golo. O Tondela criou três situações e a mais perigosa foi aos 64’ quando Salvador se isolou e atirou contra o pé de Pasinato que saiu da sua baliza.
O Moreirense passou a depender de si nos quatro jogos que faltam para acabar a época com Portimonense (fora), Boavista (casa), Estoril (fora) e Vizela (casa).
A vila de Moreira de Cónegos mobilizou-se, hoje, para apoiar a equipa com muitos adeptos e famílias nas bancadas.
O Moreirense alinhou com: Pasinato, Paulinho, Artur Jorge, Rosic, Frimpong, Sori Mané (Ibrahima 72’), Jefferson Júnior (Matheus Silva 71’), Yan Matheus (Derik 12’), Franco, Kevin Mirallas (Walterson 59’), Rafael Martins (Pedro Amador (59’).
Amarelos: Rafael Martins (50’), Pasinato (64’), Franco (74’), Frimpong (88’), Yan Matheus (91′), Ibrahima (93′).
Golos: Rafael Martins (40’), Kevin Mirallas (47’).
📸 LPFP
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.