15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Ciclismo: pista de Souto Santa Maria abre a prova de BTT

É a terceira prova do campeonato do Minho, em BTT, e o nono circuito que se realiza na pista do centro de ciclismo do Minho, em Guimarães.


As actividades para os pupilos/benjamins e iniciados, realizam-se, no dia 24 de Abril,  a partir das 10 horas e depois as provas para os infantis e juvenis. 

Decorrem até ao meio-dia quando acontece a cerimónia protocolar dos escalões de escolas. Logo depois do início da tarde, entram em competição os escalões de cadetes, femininas e para-ciclismo. 

Num circuito com provas para todos os escalões, a última prova do dia, está destinada aos elites, juniores e masters

Há inúmeras entidades a apoiar a Associação de Ciclismo do Minho neste circuito específico do BTT, nomeadamente o Município de Guimarães, a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, a Federação Portuguesa de Ciclismo e várias empresas.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), cuja segunda fase foi inaugurada a 6 de Julho de 2018, integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do país, estando localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria.

📸 Direitos Reservados

Foi homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo e obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga.

Além de ser utilizado por praticantes informais de ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho – Souto Santa Maria é regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos. Foi o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019.

Compreende trajectos em circuito de diversas dificuldades (de fácil, a muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

Recorde-se que Pedro Vigário, seleccionador nacional de BTT, considerou o Centro de Ciclismo do Minho como de importância fundamental, não só sob o ponto de vista de uma infraestrutura de alta qualidade que serve de apoio à alta competição, mas também pela sua disponibilidade para a população em geral, em especial a comunidade do BTT (cada vez mais alargada) que desta forma, usufrui de um espaço com todas as condições e valências para a prática do BTT de forma tranquila e segura, sem deixar de ser desafiante e numa envolvência de grande beleza natural.

📸 ACM

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também