10.1 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

Karting: Maria Germano Neto uma estrela vimaranense em França

Andou às voltas no circuito francês Paul Ricard e tornou-se a mais jovem de todas as FIA Girls on Track a brilhar no karting, em Marselha.


No, também, conhecido por circuito de Le Castellet, perto de Marselha, em França, Maria Germano Neto brilhou ao apurar-se para a final da FIA Girls on Track-Rising Stars.

A piloto vimaranense, de apenas 11 anos, disputou o acesso à final, na categoria de júnior – onde são permitidos pilotos dos 10 aos 13 anos – e onde nunca competiu, mostrou-se como uma das quatro candidatas a vencer o circuito. Recorde-se que na primeira fase, com 14 participantes, Maria Germano Neto foi sempre das mais rápidas e na segunda fase só com oito participantes revelou-se a mais forte passando com distinção à final four.

As suas adversárias são a suíça Chiara Bättig, a mexicana Ivanna Richards e a sueca Milla Sjöstrand, que no circuito italiano de Lonato, entre 22 e 24 de Novembro, disputarão a final de uma prova que vai na sua 2ª edição.

A Comissão de Mulheres no Desporto Automóvel da FIA, liderada por Michèle Mouton, é quem organiza esta prova, em parceria com as federações de vários países – que envolveu 71 candidaturas de jovens dos 10 aos 16 anos – e cuja vencedora será contemplada com uma época internacional de karting com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy.

📸 Direitos Reservados

Para chegar à final four, a piloto vimaranense e as suas adversárias, para além de terem de mostrar dotes de pilotagem, foram submetidas a rigorosos testes físicos e psicológicos (incluindo uma entrevista), que depois de serem analisados pelo júri, determinaram a sua qualificação para Lonato, em Itália.

Recorde-se que Maria Germano Neto já conquistou um título de campeã nacional absoluto, uma Taça de Portugal, um Open de Portugal, a Taça Bridgestone, entre outros, assim como foi a primeira portuguesa a ganhar uma prova no exigente campeonato de espanha de karting e, mais recentemente, este ano, bateu toda a concorrência numa prova do campeonato italiano de karting, sendo a primeira piloto feminina a garantir o lugar mais alto do pódio em terras transalpinas.

Por isso, a piloto natural de Guimarães já foi nomeada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para ‘Jovem Promessa’ por duas ocasiões e uma vez para ‘Atleta Revelação’.

A FIA Girls on Track-Rising Stars também conta com a categoria sénior (dos 14 aos 16 anos) e as cores nacionais estão a ser representadas por Matilde Magalhães, que completou 15 anos em Fevereiro deste ano. 

A jovem portuguesa – que em 2019 já alinhou nesta iniciativa da FIA – teve igualmente numa primeira fase de medir forças com outras 13 candidatas e conseguiu passar à segunda fase juntamente com mais sete pilotos. 

Até quarta-feira, a jovem piloto de Oeiras, vai continuar em Paul Ricard, no Training Camp de Formula 4 do FIA Girls On Track-Rising Stars. Será uma experiência única para Matilde Magalhães que se sentará pela primeira vez num F4. É que na categoria sénior a vencedora terá como prémio uma época de Fórmula 4, também com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também