As equipas de Guimarães beneficiaram dos diferentes cruzamentos de resultados da 30ª jornada da Liga Portugal.
Foi uma boa prenda de Páscoa que Vitória e Moreirense tiveram ao ganhar, em casa, a adversários directos das suas posições actuais e deram passos em ordem a subirem ainda mais na tabela classificativa.
O Vitória afastou o Paços de Ferreira do 6º lugar com uma goleada de 4-0 e cimentou essa posição. Doravante só pode subir uma vez que seis pontos são margem confortável para manter à distância o 7º classificado. Acresce o bom momento de forma e a ambição de se tornar europeu.
Com o empate do Gil Vicente, o Vitória ficou agora a cinco pontos, numa aproximação gradual ao 5º lugar que pode até tornar decisivo jogo da última jornada, precisamente entre as duas equipas.
Até ao final da época, o Vitória defronta:
- Tondela (fora)
- Santa Clara (casa)
- Boavista (fora)
- Gil Vicente (casa)
Por seu turno, a equipa de Barcelos joga com Paços de Ferreira (c), Sporting (f), Tondela (c) e Vitória (f).
Há nestes quatro jogos, mais riscos para o Gil Vicente: defronta o 2º, 6º e 7º da classificação (à 30º jornada) e o Tondela (17º). O Vitória tem no seu calendário adversários pior classificados (à 30ª jornada), ou seja o 5º, 9º, 11º e 17º.
Daí a expectativa que haja neste confronto europeu entre Vitória e Gil Vicente, do qual apenas poderá tão só resultar mais ou menos um jogo nas provas europeias, neste caso da Europa Conference League.
Quanto à permanência na Liga Portugal que continua a ser um estranho desafio para o Moreirense depois de se ter firmado entre os grandes do futebol nacional, também o triunfo frente ao Tondela, desta jornada, permitiu, para já, fugir ao inferno da descida.
O Moreirense, que somou dois triunfos consecutivos, nas duas últimas jornadas, pode voltar a beneficiar de cruzamentos de resultados entre os últimos da tabela. Mas é essencial que some pontos, entre os 12 que pode amealhar contra:
- Portimonense (fora)
- Boavista (casa)
- Estoril (fora)
- Vizela (casa)
Pode ainda beneficiar de confrontos directos dos últimos – Tondela e B SAD. Assim, o Tondela, joga com um Vitória em alta, já na próxima jornada, e desloca-se ao Gil Vicente. O B SAD tem ainda que fazer contas com o Estoril (f), Braga (c), Famalicão (c) e Arouca (f).
Por isso, no fim da tabela, a fuga à despromoção envolve mais do que dois clubes e até ao Portimonense com 32 pontos há clubes que podem ver-se confrontados com a imprevisibilidade da competição. Famalicão e Vizela com 29 pontos, Arouca com 27, Moreirense com 26, Tondela com 25 e B SAD com 24 não se livrarão do colete de forças em que viverão nas próximas jornadas.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.