O Congresso da União Ciclista Internacional (UCI) passa a contar com um vimaranense como delegado votante dos 15 que representam a Europa.
José Luís Ribeiro, ex-presidente da Associação de Ciclismo do Minho, e actual vice-presidente da Federação portuguesa da modalidade, passou a integrar o mais alto órgão do ciclismo internacional. Com sede na Suíça, a UCI elege regularmente os seus representantes, num contexto de ciclo olímpico, de quatro anos, e agora José Luís Ribeiro será dos 45 membros do congresso.
Delmino Pereira, actual presidente da FPC também foi eleito para a União Europeia de Ciclismo (UEC), numa estratégia de ter representantes portugueses em diversos órgãos que tutelam o ciclismo internacional. No caso, quer José Luís Ribeiro quer Delmino Pereira, em votações separadas, obtiveram 38 dos 48 votos possíveis das federações europeias filiadas na UEC.
O vimaranense é um dos 15 delegados europeus ao congresso da UCI, órgão composto por um total de 45 delegados votantes, distribuídos pelas confederações continentais da seguinte forma: Europa (15), América (9), África (9), Ásia (9) e Oceânia (3).
O congresso da UCI é o órgão máximo da União Ciclista Internacional, cabendo-lhe eleger o presidente e os órgãos dirigentes da instituição, decidir sobre os relatórios e planos anuais, admitir ou excluir Federações Nacionais e nomear membros da Comissão de Ética, entre outros.
Em ano de eleições para a União Ciclista Internacional (UCI), que acontecerão em Setembro, durante o Congresso que se realiza aquando do Campeonato do Mundo de Estrada, a UEC escolheu assim os seus 15 delegados com direito de voto e também oito suplentes.
Delmino Pereira, por sua vez, foi um dos seis candidatos eleitos para acompanhar o italiano Enrico della Casa, novo presidente da UEC, na direcção (“Management Board”) da entidade que superintende ao ciclismo na Europa. A direcção da UEC reuniu-se de imediato, tendo sido escolhidos os três vice-presidentes. Além de Delmino Pereira, assumem essa responsabilidade Henrik Jess Jensen e Alexander Gusyatnikov.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.