São mais quatro anos que marcarão a vida de Rui Vieira de Castro, reeleito hoje Reitor da Universidade do Minho.
Rui Vieira de Castro foi reeleito reitor da Universidade do Minho, para o período 2021-2025. O professor catedrático do Instituto de Educação foi hoje escolhido com 65% dos votos dos membros do Conselho Geral.
O resultado da, eleição será enviado ao Conselho de Curadores da Fundação da UMinho para homologação e, posteriormente, comunicado ao ministro da tutela. A tomada de posse está prevista para o dia 29 de Novembro.
O programa de acção de Rui Vieira de Castro assenta em oito agendas:
- Transformação da educação
- Qualidade da investigação e da inovação
- Promoção da cultura e o desenvolvimento do território
- Reforço da internacionalização
- Qualidade institucional e a simplificação administrativa
- Qualidade de vida nos campi e o bem-estar
- Estabilidade e a autonomia financeiras
- Reforma institucional
Reforçar a autonomia das unidades orgânicas e garantir a coesão institucional, promovendo o desenvolvimento estratégico da Universidade, são apostas claras para os próximos quatro anos, em simultâneo com a simplificação administrativa, na procura permanente da transparência e do rigor de gestão, assente na pública prestação de contas.
Na sua equipa, Rui Vieira de Castro vai ter:
Vice-reitores:
- Eugénio Campos Ferreira (Investigação e Inovação)
- Filomena Soares (Educação e Mobilidade Académica)
- Luís Amaral (Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa)
- Joana Aguiar e Silva (Cultura e Território)
Pró-reitores:
- Sandra Paiva (Projectos Científicos e Gestão da Investigação)
- Manuel João Costa (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica)
- Guilherme Pereira (Avaliação e Projectos Especiais)
- Teresa Ruão (Comunicação Institucional)
- José Fernandes (Infraestruturas e Transformação Digital)
A UMinho – que conta com mais de 19.500 alunos, 1.400 professores e investigadores e cerca de 700 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão – continua assim a ter um reitor formado na própria Universidade.
Rui Vieira de Castro, nascido em Caldas de Vizela há 63 anos, é licenciado em Ensino de Português e Inglês, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação.
Após uma curta experiência como docente do ensino secundário, ingressou na UMinho em 1983, onde veio a desenvolver toda a sua carreira profissional. Nesta instituição foi vice-reitor para a Educação e vice-reitor para o Ensino e a Investigação e, nos últimos quatro anos, reitor.
Leccionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Foi consultor do Ministério da Educação e dirigiu vários projectos de investigação, apoiados por agências nacionais e internacionais.
É autor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos. Coordenou projectos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística e director da Revista Portuguesa de Educação. É actualmente presidente da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE).
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.