A nona edição realizar-se-á nos dias 2 e 3 de Setembro no Largo da Misericórdia, apesar das dificuldades com o financiamento, o festival de rock alternativo independente continuará gratuito.
Carlos Jordão, presidente da associação Convívio, admitiu alguns entraves na organização do evento, em conferência de imprensa, esta Segunda-feira.
O responsável explica que as dificuldades surgiram, essencialmente, quando a 27 de Julho a Câmara Municipal revelou que iria contribuir apenas com 50% do financiamento necessário para o festival.
“As bandas vão ser pagas por inteiro, mas ainda assim, todas as despesas com deslocações, restauração, palco e luz terão de ser pagas mensalmente”. Carlos Jordão acrescenta que têm procurado outras soluções, mas “é difícil encontrar patrocinadores”.
📸 Convívio Associação



“Tivemos que arranjar mais soluções e pedir mais apoios”.
A somar a estas complicações, o organizador revela, ainda, que lhe foi comunicado apenas na semana passada que A Oficina não irá ceder palco para o evento, pelo que será mais uma solução que terá de encontrar. “É mais difícil porque isto já está feito desde há um ano para cá. Tivemos que arranjar mais soluções e pedir mais apoios”, lamenta.
Ainda assim, Carlos Jordão mostra-se optimista quanto à adesão ao festival por parte do público, independentemente de outras iniciativas culturais a acontecer no mesmo fim-de-semana.
Crê que o género musical do Suave Fest o destaca e sublinha “o aumento do interesse do público” comprovado pela vinda de “muita gente de fora para o festival”.
📸 Convívio Associação



A única preocupação da organização era não chocar com o festival Manta, que irá acontecer no fim de semana seguinte, no Centro Cultural Vila Flor.
O cartaz do Suave Fest, seleccionado por José Manuel Gomes, traz o rock alternativo, independente e nacional à cidade: Sexta-feira, dia 2, actuam Mister Roland, Gala Drop e 10.000 Russos; e no Sábado, dia 3, é a vez de Ocenpsiea, Paraguaii e Sensible Soccers.
O Largo da Misericórdia é o local habitual e o acesso é gratuito. O festival conta, ainda, com o apoio da Antena 3.
📸 Convívio Associação
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.