A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam a RoboParty 2022, de Quinta-feira a Sábado.
Vão construir robôs, durante três dias. São 500 jovens que se inscreveram num dos maiores eventos de robótica educacional. E que se realiza no pavilhão desportivo do Campus de Azurém, em Guimarães.
Esta oportunidade para brincarem com fios, baterias, oferece aos jovens uma oportunidade única para transformarem estes elementos associados à robótica, numa criação, logo num robô, móvel, autónomo e animado.
A 14ª edição da RoboParty na cidade-berço, teve já duas edições em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha, no Canadá e na Dinamarca.
Os participantes desta RoboParty têm entre 8 e 63 anos, sendo boa parte da faixa etária dos 15-18 anos. No início do evento, as cerca de 100 equipas (cada uma tem quatro elementos) recebem um kit em peças do robô Bot’n Roll One A.
Segue-se a formação básica em electrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entre-ajuda e com apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Electrónica Industrial e Computadores.
Os participantes testam os seus robôs em três provas sem intervenção humana: obstáculos, corrida e dança, esta última no Sábado, às 14h30, e que pela sua espectacularidade atrai muito público. Prevê-se ainda, em estreia, uma prova surpresa no Sábado de manhã. No final, os participantes levam os robôs consigo.
Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas actividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, actuações de DJ e das tunas Afonsina e Tun’Obebes, torneios de xadrez, ténis de mesa e lançamentos de basquetebol.
As novidades deste ano incluem demonstrações de robôs móveis e formações acreditadas para professores (desenho e impressão de peças 3D em ambiente CAD e programação de robôs em simulador gráfico).
“A RoboParty já contou com mais de 6000 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender electrónica”.
“Desde o seu início em 2007, a RoboParty já contou com mais de 6000 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender electrónica, programação e mecânica”, afirma o coordenador do evento, Fernando Ribeiro, que é professor da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM).
A sessão de abertura decorre na Sexta-feira, pelas 10h00, com a presença prevista do presidente e da vice-presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e Adelina Pinto, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, da Provedora do Estudante, Rosa Vasconcelos, e da directora do Departamento de Electrónica Industrial da EEUM, Graça Minas, além de Fernando Ribeiro.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.