Obras de Schumann e Chopin serão interpretadas pelo pianista, no concerto de, hoje, à noite pelas 21h30.
É um regresso a Guimarães, 10 anos após a sua apresentação no âmbito da Guimarães – Capital Europeia da Cultura.
A Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá, naquele que será o primeiro concerto que organiza nas novas instalações, retoma a tradição de organizar ciclos de concertos e recitais, dedicados à música de câmara e a instrumentos solistas, pretende “conjugar a apresentação de jovens talentos em início de carreira com a de instrumentistas consagrados”.
“Estimular junto do público o interesse pelo riquíssimo repertório de música de câmara”.
Luís Pipa, é o director artístico deste projecto que “tem por objectivo estimular junto do público o interesse pelo riquíssimo repertório de música de câmara, proporcionando nos seus concertos um ambiente íntimo e acolhedor”.
No programa desta noite o consagrado pianista apresentará ao público vimaranense obras de Schumann e Chopin, num concerto com entrada livre.
Recorde-se que Jorge Moyano fez os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças.
Em 1968 concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe de Maria Cristina Lino Pimentel, tendo posteriormente frequentado vários cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de mestres como Helena Moreira de Sá e Costa, Karl Engel, Claude Helfer, entre outros.
Entretanto em 1974 terminou o curso de Engenharia Civil, e somente em 1975, ano em que entrou para o conservatório como professor de Piano, passou a dedicar-se exclusivamente à música.
É detentor de diversos prémios nacionais, exerceu, até à aposentação funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa, mantendo sempre actividade como concertista.
Nessa qualidade podem referir-se as suas participações nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém e ainda em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron entre muitos outros.
Tem actuado com variadas orquestras (Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia) tendo-se ainda apresentado no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá, Japão e Tunísia.
Faz parte regularmente de júris de concursos nacionais, tendo igualmente integrado os júris dos concursos internacionais Vianna da Mota e Cidade do Porto. Editou um CD com obras de Schumann.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.