O Município brasileiro assumiu, por protocolo, a adaptação do programa de educação ambiental ao seu território.
O programa PEGADAS promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e Laboratório da Paisagem, em colaboração com um conjunto de parceiros locais, nacionais e europeus, assenta na estratégia para o concelho ao nível do desenvolvimento sustentável e promoção das políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas.
É agora assumido pelo Município Chapada dos Guimarães, na sequência de um protocolo de cooperação e amizade, assinado em Junho do ano passado.
Assente na estratégia para o desenvolvimento sustentável e promoção de políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas, contando com um leque alargado de actividades para toda a comunidade, com especial enfoque na escolar, o PEGADAS tornou-se num programa transversal, dedicado à educação ambiental, constituindo factor basilar para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, pretendendo iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas.
📸 Município de Guimarães
O director executivo, Carlos Ribeiro e a coordenadora de educação ambiental Susana Falcão, estiveram no Brasil a evidenciarem as características do programa, que “tem sido uma prioridade nos últimos anos, com a implementação de vários projectos no território de Guimarães” – assinala Adelina Pinto, presidente do Laboratório da Paisagem.
“Estas cidades educadoras que se ajudam mutuamente, aprendem em conjunto, através da partilha e será replicada com outras cidades dos países de expressão portuguesa”, sublinhou Adelina Pinto.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.