1.5 C
Guimarães
Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023

O Senhor das Taças: saga dos campeões europeus reescrita em nova edição

Miguel Salazar, conhecido cartoonista vimaranense lançou uma segunda edição do livro onde descreve os personagens da saga dos campeões europeus.


A primeira edição foi apresentada em Penela, no decorrer da bienal de humor. A segunda foi apresentada na Casa da Memória de Guimarães.

Em ambas, Miguel Salazar vinca o seu estilo, muito peculiar e inigualável, não apenas no traço dos personagens que retrata mas, também, no olhar que incide sobre eles.

Um olhar felino que lhe sai da ponta do lápis, tendo por fundo a saga e os personagens de “O Senhor dos Anéis” cujas personagens transporta para Cristiano Ronaldo, Vieirinha, Quaresma e todos os outros campeões de 2016, a que junta novos e vários personagens locais.

Lançado num momento de dor vitoriana, pelo falecimento de Neno, “O Senhor das Taças” mantém fresco o espírito europeu do campeão em título, já não disputado na “Terra-Média Francesa” mas por essa Europa com jogos em múltiplos países e estádios.

© GA!

Vieirinha e Quaresma são dois “europeus” desenhados por Miguel Salazar com honras devidas pelo seu desempenho no terreno de jogo e fazem parte da sociedade do futebol onde para além de humanos, há hobbits, elfos e anões.

Por razões diversas, neste “O Senhor das Taças” em segunda edição, entram, por critério do autor, Luís Cirilo e Rui Leite, um amigo e outro dirigente da Cercigui, a que se junta Adelina Pinto, vereadora da Câmara Municipal.

Nesta segunda edição, patrocinada pela Câmara Municipal – a FPF pôs-se de lado no que toca a ver os seus elfos, pincelados por Miguel Salazar – também lá estão Frodo, Gamgee, Gollum, Gandlaf e Aragorn, todos livres da Terra-Média gaulesa. E que querem repetir o feito, num europeu multifacetado.

A Cercigui beneficiará da receita do livro que exceder o investimento feito o que torna Miguel Salazar embaixador da instituição.

Miguel Salazar não escondeu a sua satisfação por ter podido e conseguido produzir este livro, “uma coisa de que me orgulho” e do qual “não dependo dele para viver”.

O livro encontra-se à venda pelo preço de 20€.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também