Natal: vilas das Taipas e Pevidém adaptam festividades

Pevidém quer manter a sua “Vila Encantada”, e Caldelas a sua “Vila Natal”, com as naturais condicionantes impostas pela pandemia.


O Teatro Coelima que realiza as festividades de Natal na vila de Pevidém, continua a querer marcar a época com um programa adaptado. De 8 de Dezembro a 3 de Janeiro, as iniciativas terão eco via redes sociais, e apenas algumas serão realizadas na rua.

O Natal, em Pevidém, começou hoje, de manhã, com animação em movimento e “Natal em Sonhos”, um concerto musical, que será transmitido online, tal como a inauguração das iluminações no centro da vila. Algumas destas iniciativas repetem-se, através de mensagens, do presidente da Junta e do movimento associativo.

Um concerto de Natal, realiza-se no dia 25, com Catarina Pereira como principal atracção, também com divulgação pelo recurso às plataformas digitais, ficando para o dia 3 de Janeiro, o tradicional Cantar de Reis.

“PEVIDÉM VILA ENCANTADA”

  • Dia 8 Dezembro
    10h00 – “Natal Feliz em Casa” animação em movimento
    17h00 – Concerto Musical “Natal em Sonhos” (plataformas digitais) 
    17h30 – Inauguração Iluminações Natalícias (plataformas digitais) 
    18h00 – Comunicação Natalícia Presidente Junta Freguesia (plataformas digitais) 
  • Dia 12 Dezembro
    10h00 – “Natal Feliz em Casa” animação em movimento
  • de 9 a 24 Dezembro
    Mensagens de Natal pelo movimento Associativo de Pevidém (plataformas digitais) 
  • Dia 25 Dezembro
    17h00 – Concerto de Natal – Catarina Pereira (plataformas digitais) 
  • Dia 3 Janeiro
    17h00 – Tradicional Cantar de Reis (plataformas digitais) 

A organização das festas de Natal respeitam o período de confinamento, evitando aglomerações de pessoas na via pública, mantendo vivo o espírito da quadra que passa a ser vivido em núcleos familiares e mais restritos.

Na vila das Caldas das Taipas, a comissão de festas organiza o “Natal na Vila 2020”, com a mesma adaptação aos tempos de confinamento. A Vila Natal não se realizará, mantendo-se as iluminações no centro urbano, a inaugurar, Sábado (12 Dezembro). As iluminações de outras artérias da vila, na Avenida dos Bombeiros e na rua 19 de Janeiro, só serão inauguradas na Segunda-feira (14 Dezembro).

“As iluminações da Vila das Taipas serão mantidas para que o caminho difícil e escuro atravessado pelo comércio local possa ser iluminado…”

“O mercado de Natal é uma iniciativa importante de apoio ao comércio local, implementado em 2017, nas Caldas das Taipas, mas sabemos que este é um ano atípico e tal como está acontecer em várias cidades e seguindo as recomendações e orientações de saúde, a Vila Natal que nos proporcionou em 2017 e anos seguintes, momentos de convívio e aglomeração não se irá realizar”, afirmou David Silva, da comissão de festas, esclarecendo que “as iluminações da Vila das Taipas serão mantidas para que o caminho difícil e escuro atravessado pelo comércio local possa ser iluminado”.

Depois do S. Pedro, esta é a segunda iniciativa da comissão de festas que não será realizada nos moldes habituais em função da pandemia. Mas tal não afecta a sua promoção em anos seguintes. “Caldas das Taipas Vila Natal é mais do que um local físico. É uma iniciativa para manter, mesmo sem ponto de encontro de pessoas” – revelou o presidente da Junta, Luís Soares.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também