O Museu de Alberto Sampaio celebra a Noite Europeia dos Museus, durante o dia. É no Sábado, dia 14 de Maio.
As iniciativas são várias: do teatro de sombras à dança, das visitas guiadas ao teatro de marionetas.
O Museu estará de portas abertas das 10 às 23h00 por causa da Noite Europeia dos Museus que se celebra nesse dia, com entradas livres apenas das 18 às 23h00. A frequência das actividades é totalmente gratuita.
Quem visitar o Museu neste horário e neste dia vai ser surpreendido com o espectáculo de teatro A Árvore Livreira, que explora a obra O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro, e que se destina a públicos de todas as idades.
Também, no jardim do Museu, ao ar livre, haverá surpresas. Todas as propostas culturais prometem animar as famílias que a direcção do Museu convida a comparecerem.
A oliveira do claustro, classificada como Árvore de Interesse Público desde 2021, e as relíquias de Nossa Senhora da Oliveira serão também protagonistas de outros momentos do dia, através de visitas orientadas que permitirão conhecer melhor as suas extraordinárias histórias.
A partir das 17h30, no Teatro de Sombras Lenda da Santa Cabeça, conta-se uma história muito curiosa que gira em torno de um relicário muito bizarro e de uma cadela raivosa e que tem como protagonista D. João I, o rei da Boa Memória.
Um espectáculo de dança que é o reencontro com um espectáculo apresentado na Semana da Dança de Guimarães, antecede uma visita guiada por Maria José Meireles, em que no Museu se podem Ver relíquias, descobrir tesouros.
O Guimarães Project Room V, apresenta o Coletivo Madrôa, numa visita guiada pelos autores, já depois 21h00.
Tornar visível o invisível é uma proposta de Lurdes Rufino, para cirandar pelo Museu de Alberto Sampaio, a partir das 21h30.
Finalmente, o Teatro de Marionetas Como D. João I tomou a vila de Guimarães, é um espectáculo que se inspira na Crónica de D. João I, de Fernão Lopes, que nos conta, com todo o pormenor, o modo como aquele monarca tomou a vila de Guimarães, em 1385, com recurso a uma estratégia de grande engenho e astúcia… para a qual contou com a ajuda de Afonso Lourenço, um escudeiro vimaranense.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.