É uma exposição que gira em torno das superfícies não orientáveis, onde as noções tradicionais de direita, esquerda, cima, baixo, dentro e fora perdem consistência. A exposição explora a contradição insanável dessa realidade.
E adopta, assim, uma arquitectura maleável, fugidia e contra-intuitiva, como base para desarmar e desbravar caminhos, encadeando acções, ideias, sensações e memórias.
Ao desafiar as fronteiras implodidas num desafio topográfico imprevisível, a exposição torna-se ocupada por forças intangíveis e misteriosas.
A exposição permitiu o encontro e união dos artistas Diogo Martins, João Melo e Mariana Maia Rocha com Igor Gonçalves.
Serão apresentados elementos que resultam dos processos de trabalho dos quatro artistas. Esboços, desenhos e objectos que mostram as relações e experiências ocorridas em espaços e momentos distintos, porém com um mesmo propósito: a exposição colectiva, para ver no Palacete Santiago.
A exposição resulta de um projecto que surge no início de 2023, quando Ivo Martins e o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) lançaram o desafio a três artistas emergentes – Diogo Martins, João Melo e Mariana Maia Rocha – para imaginarem uma exposição colaborativa, para fazer parte da programação do Palácio Vila Flor, em Guimarães.
Com a ‘viagem já em andamento’, o projecto foi adensado com a oportunidade de reunir num mesmo espaço dois projectos curatoriais, tendo surgido o desafio ao Guimarães Project Room (GMRPR) para se associar ao CCVF nesta viagem, co-produzindo a exposição. Este encontro permitiu a união dos artistas Diogo Martins, João Melo e Mariana Maia Rocha com Igor Gonçalves.
A exposição estará patente até ao dia 27 de Abril, com o seguinte calendário:
- Conversa com artistas e convidados
Palácio Vila Flor \ 16 de Março \ 16h00 - Visitas pelos Artistas
Palácio Vila Flor e Palacete Santiago
23 de Março e 13 de Abril - Apresentação do Catálogo
Palacete Santiago \ 26 de Abril \ 16h00 - Visitas Orientadas
Por marcação
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.