A Feira é de Oportunidades para os alunos do 9º ano, à procura de um rumo profissional sedimentado no universo educativo.
O presidente da Câmara, Domingos Bragança, inaugurou-a esta manhã, no pavilhão Multiusos, onde as escolas secundárias do concelho fazem a promoção da sua oferta educativa e dos cursos profissionais que têm disponíveis.
No dia em que se comemora o nascimento da Europa, há 50 anos, “um dia que nos inspira e nos mostra como conseguimos evoluir com a integração europeia” – salientou o presidente – a Feira de Oportunidades, é uma iniciativa global no âmbito da educação concelhia, que tem agora a sua primeira edição.
São 60 instituições entre escolas, institutos politécnicos, universidades, escolas profissionais, centros Qualifica, serviços da administração pública, sediados no Norte e que se mostram aos alunos que hão-de chegar, de cada escola, tomando contacto com o futuro educativo que podem escolher.
A Feira é uma oportunidade para os estudantes do 9º ano de escolaridade poderem escolher uma orientação prévia nas suas opções formativas e profissionais. Talvez uma forma de perceber melhor “os pilares de desenvolvimento da sociedade e que em Guimarães são balizados nas áreas Educação, Ciência e Cultura”.
O presidente da Câmara reconheceu que “o robustecimento dos cidadãos é feito a partir do seu empoderamento, com a oferta formativa de diversos estabelecimentos de ensino”.
“Tenho a certeza de que esta oferta educativa e empresarial, de uma riqueza excepcional, será decisiva para o futuro destes jovens”, referiu.
O vereador da Juventude, Nélson Felgueiras, sublinhou que “estamos a dar resposta a uma necessidade identificada, no que constitui um momento decisivo na vida dos jovens vimaranenses”.
A primeira edição da Feira de Oportunidades é uma oportunidade para reunir um conjunto de expositores dedicados ao ensino superior, secundário e profissional, bem como associativos e empresariais. A presença do Exército, da Força Aérea e da PSP é também mais uma oportunidade para quem queira seguir uma carreira nas forças de defesa e segurança.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.