É a última sessão de um parlamento ecologista onde alunos de vários escolas e agrupamentos vão esgrimir argumentos tendo como pano de fundo os objectivos do desenvolvimento sustentável.
Ao longo do ano, registaram-se várias sessões. O Eco Parlamento assumiu-se como “uma das actividades âncora do programa ambiental municipal PEGADAS”, coordenado pelo Laboratório da Paisagem.
Tornou-se num espaço aberto ao debate entre os estudantes do ensino básico, sempre com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável como pano de fundo.
Hoje, no auditório da Universidade do Minho, em Azurém, a partir das 9h30, o confronto verbal abrange debates entre várias soluções ambientais.
A escola de Abação, tem no Recantos da Biodiversidade o tema com que pretende vencer esta sessão parlamentar; Pensa Verde Antes de Comprar! é o argumentário que os alunos da escola Professor Abel Salazar vão defender.
Da escola de Fernando Távora, tudo anda à volta de Janelas Verdes, tendo a escola de Santos Simões optado por mostrar as Sinergias Escolares em Guimarães (e mais) – SEG +.
Finalmente, a ideia de falar de Inter(ger)ações é dos alunos da escola do Vale de São Torcato enquanto a escola Virgínia Moura aposta em Devolver as Cores à Natureza.
São quatro estudantes por cada agrupamento escolar que vão fazer do auditório da UMinho, um parlamento mais verde e ecologista onde os seus desafios ambientais pretendem representar a sua comunidade escolar.
Agora, é hora de dar sustentabilidade aos desafios que abraçaram. E sujeitarem-se ao veredicto de um júri composto por representantes da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Universidade das Nações Unidas, Vimágua, Resinorte e Laboratório da Paisagem.
“Proporcionando aos jovens o incremento de competências discursivas”.
Salienta-se que o Eco Parlamento “tem contribuído para a implementação e para a promoção do desenvolvimento sustentável, assente em metodologias de educação não formal, proporcionando aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados”.
A sessão final da sétima sessão do Eco Parlamento terá transmissão em directo:
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.