O Deriva, um evento produzido pelo Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho, está a chegar. Decorre a 30 de Maio, em Gualtar (Braga) com entrada livre e gratuita.
O objectivo do mesmo é aproximar a cultura da comunidade levando um conjunto de performances para o campus académico. A edição deste ano está mais voltada para a multiculturalidade, ou seja, a existência de múltiplas culturas, dentro da universidade, característica inata deste curso de mestrado que sempre foi frequentado por estudantes de todo o mundo, e para a multisensorialidade, que tem vindo a ganhar força dentro e fora de portas, sendo profundamente explorada nos dias de hoje.
Apesar de decorrer em ambiente académico, o evento é aberto ao público em geral, reforçando o lema da Universidade sem muros. Além disso, a programação será totalmente gratuita. A partir das 11h30, estarão em exibição várias curtas metragens e uma exposição de fotografia. Além disso, ao longo do dia são esperados concertos de vários estilos musicais, performances de poesia, espectáculos de dança e workshops. O último artista sobe ao palco às 20h00, para encerrar a programação com um sunset. Tudo isto com uma proposta multilinguística e multiespaços: as actividades decorrerão em diferentes pátios, salas, corredores, zonas de refeição e jardins, fomentando o desenvolvimento artístico e a disseminação cultural.
Para Silvana Mota Ribeiro, directora do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, o entusiasmo à volta desta iniciativa diz muito acerca do espírito deste projecto de ensino e das(os) estudantes. “As aulas são pontos de partida para a partilha de experiências e de capacidades específicas que se concretizam fora das salas de aulas. Na sua enorme diversidade, as pessoas que estão neste mestrado são aquilo que faz dele algo tão especial”, acrescenta.
Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.