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Sexta-feira, Abril 19, 2024

Eco Parlamento: AE Fernando Távora foi o grande vencedor da 8ª edição

Economia

O agrupamento de escolas Fernando Távora foi o grande vencedor da 8ª edição do Eco Parlamento, actividade âncora do programa de educação ambiental do Município de Guimarães, PEGADAS, coordenado pelo Laboratório da Paisagem.

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A sessão final realizou-se esta Sexta-feira no auditório do Laboratório da Paisagem, com os oito agrupamentos participantes a apresentarem os trabalhos ao júri interno, composto pelos próprios alunos, e a um júri externo, que integrou representantes da estrutura de Missão Guimarães 2030, Universidade das Nações Unidas, Vimágua, Resinorte e Laboratório da Paisagem.

“Continuem a participar e a querer fazer parte desta mudança.”

Na sessão marcaram ainda presença as vereadoras da Educação e do Ambiente. Adelina Pinto mostrou-se “feliz pela riqueza dos trabalhos apresentados” e pela importância do “olhar dos mais jovens para os problemas globais”. Já Sofia Ferreira, elogiou “todos os jovens pela dedicação que depositaram nesta iniciativa” e lançou o desafio para que “continuem a participar e a querer fazer parte desta mudança”.

O projecto Uma escola activa e com Saúde, levado a cabo pelos alunos dos vários ciclos de ensino da Fernando Távora mereceu a votação mais elevada do júri. No segundo lugar ficou o agrupamento de escolas Virgínia Moura, com o desafio Reinventar a coser o Planeta. Reduzir o Consumo de Energia na Escola – Reduzindo a Pegada Ecológica, do agrupamento professor Abel Salazar ficou em terceiro lugar.

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Recorde-se que cada agrupamento escolheu um desafio ambiental enquadrado nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao longo dos últimos meses os alunos desenvolveram os projectos, envolvendo a comunidade escolar, mas também a população das respectivas freguesias. Nas duas sessões parlamentares apresentarem os seus trabalhos e, tal como num parlamento, responderam às questões levantadas pelos restantes ecoparlamentares.

Na 8ª edição do Eco Parlamento participaram também os agrupamentos de escolas de Abação (Espaços escolares exteriores e a promoção da saúde mental); arqueólogo Mário Cardoso (Água limpa – Acção local, impacto global); Briteiros (Como criar uma comunidade sustentável?); professor João de Meira (A voz das escolas nos ODS) e Vale de São Torcato (Valoriza o desperdício!); Virgínia Moura (Reinventar a coser o Planeta).

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