A premiada Arooj Aftab regressa a Portugal para concerto único no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Contando já com um galardão (2022) e três nomeações nos Grammy Awards (a última na edição de 2023), a artista com origem paquistanesa com carreira desenvolvida nos Estados Unidos, e actualmente baseada em Nova Iorque, apresenta-se ao público no maior auditório do CCVF, a 4 de Julho (Terça-feira), às 21h30, após um activo período com profícuas criações e colaborações musicais.
Filha de pais paquistaneses expatriados na Arábia Saudita, aos dez anos Arooj Aftab voltou para a sua cidade natal, Lahore, no Paquistão, e lá aprendeu de forma autodidacta a tocar guitarra, enquanto se aventurava a cantar ao ouvir Billie Holiday, Hariprasad Chaurasia, Mariah Carey e a descobrir outras grandes intérpretes de jazz, mas também nomes como Jeff Buckley, a sua compatriota Abida Parveen e até a cantora e actriz indiana Begum Akhtar, o tablista Zakir Hussain e o flautista Hariprasad Chaurasia. O seu som flutua entre o minimalismo clássico e a nova era, poesia devocional sufi e trance electrónico, estruturas de jazz e estados de puro ser.
O crescente sucesso do seu trabalho tem sido particularmente notório desde o lançamento do álbum Vulture Prince (lançado em 2021 através da New Amsterdam Records) que, para além de figurar nas principais listas internacionais de melhores álbuns de 2021 e apresentações no Tiny Desk e KEXP, lhe valeu ainda um Grammy recebendo elogios sem precedentes da crítica.
A cantora e compositora ganha assim em 2022 o prémio de Melhor Performance de Música Internacional pela sua canção Mohabbat nos 64º Grammy Awards, tornando-se assim a primeira artista paquistanesa a ganhar um Grammy.
O seu mais recente lançamento, Love in Exile (2023), conta com a colaboração de parceiros musicais como Vijay Iyer – compositor e pianista norte-americano (baseado em Nova Iorque) de ascendência indiana que visitou este mesmo palco vimaranense no Guimarães Jazz 2022 – e Shahzad Ismaily – músico, compositor e produtor nascido nos Estados Unidos (e actualmente também baseado em Nova Iorque) e com ascendência paquistanesa, tem já um extenso percurso de aprendizagem em países como Paquistão, Índia, Turquia, México, Japão, Indonésia, Marrocos e Islândia.
Os bilhetes para este concerto já estão disponíveis pelo valor de 10€ ou 7,50€ com desconto e podem ser adquiridos online ou presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pela A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO), bem como nas várias entidades aderentes da BOL.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.