O Museu Alberto Sampaio e o Paço dos Duques vão colaborar na edição de mais um volume sobre a história da corporação.
O Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques têm vindo a dar apoio na conservação preventiva de colecções públicas pertencentes ao Estado, à Igreja ou a instituições privadas e a colaborar no seu estudo e divulgação.
Recentemente, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG), João Pedro Castro, pediu a colaboração para a edição de uma monografia comemorativa dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários, cuja efeméride decorrerá em 2022.
“Esta interacção é muitas vezes a conclusão de uma experiência que se materializa, repleta de memórias e histórias, representando uma forte ligação emocional e simbólica” – revela a directora do Paço dos Duques.
“Os museus desempenham um papel de grande relevância na promoção social e cultural, tanto a nível local como regional”.
Justifica que “os museus são muito mais do que meros locais onde o espólio é exposto e conservado, pois, para além de serem um meio de protecção do património material e imaterial, os museus desempenham um papel de grande relevância na promoção social e cultural, tanto a nível local como regional”.
A monografia dos 145 anos do BVG será, assim, uma parceria com “o objectivo de promover a preservação do património dessas instituições, contribuindo para a intervenção de especialistas na inventariação, documentação e conservação das suas colecções”. O antigo comandante Domingos Ferreira e o actual Bento Marques também colaboração com as suas memórias ao serviço da corporação.
📸 Direitos Reservados
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.