É único no país, de formação especializada e promove a profissionalização através de uma prática artística laboratorial.
A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho e A Oficina juntaram-se para promover o curso de ‘Práticas Artísticas em Contextos Profissionais nas Artes Performativas’.
Este curso representa uma oportunidade formativa única que combina as competências académicas, de gestão e artísticas das duas instituições, bem como permite aos estudantes produzir trabalhos artísticos de elevada qualidade num contexto profissional.
O curso distingue-se em originalidade por cruzar a esfera do ensino em artes performativas com uma instituição cultural dedicada à produção e apresentação de obras de palco, como é o caso de A Oficina, um organismo que reúne, debaixo da sua gestão e projecto artístico, múltiplos equipamentos culturais, e que convoca para as suas actividades uma vasta equipa de profissionais qualificados do sector da cultura, que têm servido Guimarães e a região do Minho, assim como os seus artistas e públicos.
A sinergia entre A Oficina e a ELACH-UMinho que decorre deste curso procura contribuir para a criação e captação de novos agentes teatrais e culturais na região, para além de oferecer uma continuidade pedagógica fortalecida aos alunos da Licenciatura em Teatro da ELACH-UMinho. O programa oferecido permite ao formando adquirir conhecimentos teóricos e práticos quanto aos desafios da criação, tanto pelos aspectos da sua gestão e produção, quer pelas suas dimensões estéticas e técnicas. O curso de formação especializada propõe um programa aberto às artes performativas, privilegiando as áreas do teatro, da dança e da performance, nomeadamente na sua vertente transdisciplinar.
Vai ainda estimular uma aprendizagem e práticas de criação colaborativas, através da apresentação de um espectáculo criado de forma colectiva (trabalho final), acompanhado e supervisionado por professores, formadores e mentores, tais como Mickaël de Oliveira, Francesca Rayner, Cátia Faísco, Francisco Neves, Rui Torrinha, Rui Pina Coelho, Patrícia Portela, Rui Catalão, Afonso Becerreá, Gianni Forte, John Romão, Jonathan Uliel Saldanha, José Manuel Mora, Rui Lima, Rui Monteiro e Sérgio Vilhena.
Será leccionado em regime b-learning, ‘Práticas Artísticas em Contextos Profissionais nas Artes Performativas’ e é um dos 112 cursos do projecto ‘Aliança de Pós-Graduação da UMinho – Competências para o Futuro’ financiado na sequência da candidatura da Universidade do Minho aos programas ‘Impulso Jovens STEAM’ e ‘Impulso Adultos’, lançados pelas DGES e integrados no financiamento NextGenerationEU – Plano de Recuperação e Resiliência. No final do curso, todos os estudantes (maiores de 18 e residentes em Portugal) aprovados poderão ser elegíveis para uma bolsa de mérito, conforme os critérios definidos no projecto.
Os interessados – residentes em território nacional, graduados em artes performativas ou áreas afins, ou artistas com currículos artísticos relevantes – já podem apresentar as suas candidaturas, podendo efectuá-las até ao dia 15 de Fevereiro através do formulário disponível no website do projecto ‘Aliança UMinho’, onde é possível encontrar toda a informação.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.