Foi apresentado, na manhã desta Terça-feira, o programa da edição de 2023 Abril com Cantigas do Maio, dedicada a Joaquim dos Santos Simões, figura incontornável da história de Guimarães, e de Abril, e que celebra este ano o centenário do seu nascimento.
Durante quase três semanas, de 19 de Abril a 7 de Maio, os vimaranenses e os visitantes terão a oportunidade de mergulhar num universo variado de manifestações artísticas que celebram a história e os valores do 25 de Abril. Desde projecções de filmes icónicos, até debates e conversas inspiradoras, exposições de fotografias que retratam a luta pela liberdade, performances teatrais e musicais, e poesia que ecoa os ideais de democracia e justiça social. É uma oportunidade de imergir na cultura e na história, reforçando o espírito de inclusão e criatividade que permeia as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
“Estamos satisfeitos por estarmos, finalmente, a homenagear Santos Simões e o seu legado, nas celebrações do 25 de Abril.”
O vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, destacou que “esta organização é um ato de liberdade que nunca pretendeu ser uma iniciativa da Câmara, mas sim uma iniciativa agregadora, onde cada organização propõe um programa que reflecte os valores de Abril”. O autarca expressou ainda a sua intenção de continuar a fomentar esta iniciativa inclusiva, unindo as organizações para concretizar a vontade de celebrar Abril e, este ano, a obra de Joaquim dos Santos Simões. “Estamos satisfeitos por estarmos, finalmente, a homenagear Santos Simões e o seu legado, nas celebrações do 25 de Abril”, concluiu.
A presença de Isabel Santos Simões, filha de Joaquim dos Santos Simões, na conferência de imprensa foi marcada por gratidão. Como representante do legado de seu pai, Isabel expressou o seu agradecimento pela homenagem que está a ser feita, evidenciando a importância deste reconhecimento para a memória do seu pai e para a valorização dos ideais de liberdade e democracia que o 25 de Abril representa.
Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães, do Convívio – Associação Cultural, do Cineclube de Guimarães, do Centro Infantil e Cultural Popular, do Círculo de Arte e Recreio, da Sociedade Martins Sarmento e da Sociedade Musical de Pevidém. Abril com Cantigas do Maio mantém-se como uma acção colaborativa entre as forças vivas de Guimarães, reflectindo os propósitos do governo de tornar as comemorações “inclusivas e criativas”.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.