Os oito municípios da CIM do Ave, a sociedade civil, entidades públicas e privadas articularam a forma de apoio humanitário para acudir à situação que vive a Ucrânia.
Um autocarro já iniciou uma viagem que vai buscar cidadãos ucranianos que serão acolhidos pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão.
Porém, o autocarro não seguiu vazio, sendo ocupado por bens essenciais e medicamentos que possam servir aos cidadãos ucranianos que permanecem nas suas cidades, prestando ajuda aos militares no seu esforço de guerra para garantir a independência do seu país.
Os bens recolhidos são o produto da solidariedade dos concelhos de Vizela, Fafe e Vieira do Minho que se juntaram a Guimarães e Famalicão.
Com a missão de acompanhar os cidadãos que vêm para a região, seguiu uma equipa da Protecção Civil com formação na área da saúde e primeiros socorros e um tradutor que facilitará a comunicação.
A Mundifios assumiu as despesas do autocarro numa onda de solidariedade do Ave, que congregou várias instituições naquilo que é a primeira missão humanitária da Comunidade Intermunicipal do Ave.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.