13.4 C
Guimarães
Sábado, Novembro 23, 2024

UMinho: festival mundial comunica ciência

Num bar, com um copo de cerveja na mão, e a várias áreas da ciência como tema de conversa, durante três dias.


É assim, o Pint of Cience que junta a população com investigadores, populariza a ciência e aborda temas científicos de forma informal.

Em Guimarães, o festival decorre, de hoje até Quarta-feira, tal como noutras cidades como Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Lisboa e Porto.

Há vários temas que serão discutidos, nos bares do centro histórico: do 8 ao 80 sobre física, química, matemática e astronomia com Elisabete Coutinho do Centro de Física da Universidade do Minho e Nélson Gomes da Rede de Química e Tecnologia realiza-se na esplanada de A Medieval, a partir das 21h30.

Amanhã, à mesma hora, no Oub’ lá, é o Com pés e cabeça que integra a biologia humana, a medicina e a saúde, com Carla Abreu do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e Fátima Baltazar do ICVS.

📸 UMinho

Já a engenharia, a robótica e computadores é o tema de conversa para assistir no Pholos, na Quarta-feira, pelas 21h30, com Flávio Bartolomeu do Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos e Nuno Ribeiro da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e MIT Portugal.

Neste festival internacional, os cientistas apresentam de modo simples os seus projectos, nas áreas definidas. São jovens e ligados à Universidade do Minho e a outros centros de investigação.

O Pint of Science é, também, o nome de uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 por dois neurocientistas do Imperial College (Reino Unido). 

O festival estreou-se em Portugal em 2018, chegando a Braga em 2019 e a Guimarães em 2020, tendo nestas cidades a co-organização de membros da UMinho. 

“O objectivo é promover o conhecimento e a discussão científica”.

“O objectivo é promover o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos”, explica Daniela Gomes, da organização em Braga e investigadora de doutoramento na Escola de Engenharia.

📸 UMinho

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também