Para permitir a transparência e objectividade em caso de conflito ou litígio, a Bosch apresentou nesta última edição da CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, uma nova e melhorada solução de segurança, pensada especialmente para serviços de mobilidade partilhada (ride-hailing, exemplo: aluguer de automóveis) – o RideCare.
O RideCare é um companheiro de viagem, utiliza uma câmera inteligente conectada para auxílio dos motoristas de prestadores de serviços na área da mobilidade, oferece monitorização e transparência durante as viagens. A solução permite que o motorista e o passageiro sejam responsabilizados pelos seus actos, impedindo assim comportamentos indesejados durante os serviços de transporte, oferecendo respostas rápidas e apropriadas a desvios de comportamento para lá do aceitável de quem estiver a bordo do veículo.
“Uma solução como o RideCare torna-se ainda mais relevante para a transparência e segurança dos passageiros.”
“O que faz a solução Bosch RideCare ir mais além do que uma simples câmara de painel é o facto de estar emparelhada com um serviço que fornece ajuda activa por especialistas treinados do centro de serviço”, explica presidente da área de negócios de Cross-Domain Computing Solutions da Bosch, Christoph Hartung. “À medida que os serviços automatizados de partilha de viagens continuam a surgir, uma solução como o RideCare torna-se ainda mais relevante para a transparência e segurança dos passageiros”, reforça.
O produto, que foi apresentado pela primeira vez na edição deste ano da CES®, e foi distinguido com o CES® 2023 Prémio de melhor inovação na categoria de Entretenimento e Segurança no Veículo.
A solução Bosch Ridecare conta com o envolvimento das equipas da Bosch em Portugal, nomeadamente através das tecnologias desenvolvidas no âmbito dos projectos de inovação realizados em parceria com a Universidade do Minho e Universidade do Porto. As equipas da Bosch em Braga estão envolvidas no desenvolvimento de funcionalidades de software do sistema embebido, assim como da infraestrutura da cloud que dá suporte a funcionalidades do sistema que aí residem. Além disso, é também da responsabilidade do talento made in Portugal a gestão da instalação e monitorização tecnológica e da qualidade dos serviços de mobilidade fornecidos no âmbito do RideCare.
Neste caso concreto da solução Bosch Ridecare, o envolvimento da Bosch em Braga passou pelo desenvolvimento do algoritmo de detecção de dano no interior do veículo. Este algoritmo é baseado em técnicas de machine learning, capaz de processar e projectar toda a informação gerada pelos diversos sistemas sensoriais que monitorizam o respectivo meio envolvente, seja o espaço interior do habitáculo ou os seus passageiros.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.