Bandeira verde: jardim do Monte Latito galardoado

O Green Flag Award (prémio Bandeira Verde) foi atribuído ao jardim do Monte Latito, onde se situam o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança.


Em resultado de uma candidatura do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, o prémio foi atribuído por um programa de acreditação internacional que, no mundo, reconhece os parques e espaços verdes pela sua gestão e conservação.

O Monte Latito congrega na sua área monumentos nacionais, como o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel e duas árvores classificadas como de interesse público, factores que lhe dão importância turística e patrimonial. E que ao longo dos anos não tem sofrido agressões nem danos, visível na sua limpeza e cuidados com a sua manutenção. 

“Permite ao visitante conhecer melhor a flora existente num espaço singular, repleto de história, mas também de biodiversidade.”

“O júri internacional elogiou a gestão do Jardim do Monte Latito” – lê-se numa nota divulgada pelo Município. E salienta ainda “a nova rota da biodiversidade”, num trabalho conjunto entre o Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem e o Paço dos Duques de Bragança, que resultou “na criação de um percurso interpretativo que permite ao visitante conhecer melhor a flora existente num espaço singular, repleto de história, mas também de biodiversidade”

📸 Município de Guimarães

O prémio Bandeira Verde teve origem em Inglaterra em 1996, tendo já sido atribuído a mais de 2 000 parques públicos, jardins e espaços verdes em 16 países de todo o mundo.

O Jardim do Monte Latito integra a lista anunciada, com 29 vencedores de oito países, nomeadamente da Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Suécia e Turquia.

O Green Flag Award é gerido internacionalmente pela Keep Britain Tidy, instituição ambiental sem fins lucrativos do Reino Unido, em parceria com uma rede de parceiros nacionais de todo o mundo. Este ano comemora-se o 25º aniversário do prémio. 

Lista completa dos vencedores

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também