A Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE) manifestou a sua determinação em travar este projecto, alertando para “os graves impactos ambientais e sociais”, na expectativa da sua reavaliação.
Segundo a AVE, a associação tem acompanhado desde 2015 o processo da via de acesso ao AvePark, alertando continuamente as suas consequências para a sustentabilidade ambiental. “Agora que a AVE teve acesso ao projecto de execução, verificamos que os nossos alertas foram ignorados e os nossos receios confirmados”, lê-se em comunicado.
No seguimento dessa constatação, que “evidenciou a gravidade dos impactes e a urgência de agir”, a AVE fez uma intervenção na assembleia municipal e solicitou audiências a todos os grupos parlamentares municipais, à mesa da assembleia e ao presidente da Câmara Municipal. Na nota à imprensa, a associação revela que nessas reuniões deram conta das suas preocupações e propuseram a convocatória de uma assembleia municipal extraordinária para debater a via do AvePark.
A Associação Vimaranense para a Ecologia irá realizar sessões de esclarecimento nas freguesias afectadas pelo projecto, e disponibilizam documentos e fotos no seu website. “A AVE defende que o acesso ao AvePark e a mobilidade no norte do concelho devem ser abordados de forma integrada e em concordância com as estratégias nacionais e europeias que incitam à rentabilização das infraestruturas e ao transporte colectivo”, reiteram.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.